6 Perguntas Poderosas para acertar na escolha da sua profissão

O momento da escolha profissional, bem como a escolha por uma carreira, é sempre crítico e cheio de mitos e influências. O que tenho a dizer sobre isso é que a cada 10 pessoas que recebo em meu “coachtorio”, pelo menos oito me contam algo relacionado a algum mito ou influência que não gerou bom resultado na sua escolha. Sabe por quê? Porque, na hora de optar por uma carreira, iniciar seu processo, na maioria das histórias, as pessoas sofrem um verdadeiro bombardeio de informações e influências ou até mesmo o inverso, nenhuma informação ou indicação de caminho a seguir e isso acaba quase sempre em frustração e crise no que diz respeito à sua vida! É por isso que as 6 perguntas poderosas que você vai encontrar abaixo são tão importantes nesse processo.

Se você está num momento em que precisa fazer uma escolha ou até mesmo encontra-se com dúvidas, como Coach Vocacional, vou aqui dar algumas Dicas de Perguntas Poderosas para verificar se você está maduro para uma Escolha Profissional:

Autoconhecimento – O que sei fazer? Quais são as minhas facilidades? Quando nos perguntamos isso, ou quando nos perguntam isso em nossa fase de amadurecimento vocacional, somos levados a refletir sobre nós mesmos.

Influência – Sei que estou sob alguma influência? A escolha é minha? Por que desejo essa profissão? O conhecimento da profissão e o que ela implica de dedicação é fundamental para uma boa escolha.

Momento – Agora é a melhor hora para escolher? Quando respondemos a esta pergunta, estamos prestes a compreender se neste momento existe algo que “tem que” acontecer ou se podemos planejar a longo prazo e fazer algo muito melhor.

Consciência da vocação – Quais habilidades preciso desenvolver mais? Quais são minhas limitações?

Posicionamento –  O que é emprego? O que é ocupação? O que é trabalho/profissão? Você sabe o conceito de cada um destes? Não? Eu explico: Emprego é uma ocupação remunerada que exige cumprimento de horários e regras; Ocupação é apenas uma atividade a mais realizada por alguém que já possui um ofício; Profissão é exercer um ofício, diante de uma formação específica, que irá gerar a expressão do seu melhor trabalho bem realizado e com prazer.

Formação – Quais as modalidades diferentes de curso que existe? Quais as melhores universidades do curso que você está escolhendo? Qual é o caminho de uma carreira?

Afinal, o modo como acontece esse processo atualmente é relevante quando se está diante de uma escolha consciente, pois a consciência educacional é o norte para um caminho de sucesso na vida profissional.

Construção da carreira: Qual é o crescimento da profissão? O que acontece no mundo em relação a essa profissão? Essa profissão está em alta nesse momento? Por quanto tempo?

Perceba que se a pessoa fizer sua escolha com base apenas no momento econômico e não prospectar como será no futuro e se existem formas de expansão da carreira, correrá o risco de escolher por modismo ou apenas pelo dinheiro e frustrar-se a médio e longo prazo.

Sendo assim, num processo de escolha profissional, mais do que uma escolha estamos tratando de uma Projeção de Vida de Felicidade e Amor ao Trabalho, o que de fato lhe proporcionará bons momentos. Sem dúvida o sucesso independe da profissão escolhida, desde que isso seja uma Escolha Madura e consciente da realidade e a capacidade de renovar seus planos e sua carreira sempre.

O amadurecimento da escolha precisa de tempo, método e disposição para despertar o melhor e mais elevado nível de capacidade do ser humano, portanto, quanto mais valorizarmos esta fase de nossas vidas, mais bem-sucedidos tendemos a ser no futuro!

Pense nisso e Boas Escolhas para Você!

 

Kelly de Moraes Schmitt – Coach de Carreira e Psicóloga
Imagem: David Uy

Informações do Autor

Skale Desenvolvimento Humano

Ainda sem descrição

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *