7 usos do mel para a saúde inspirados pela Rainha Cleópatra

Rezam os manuscritos antigos que Cleópatra, a mais famosa rainha do antigo Egito, tomava banhos de leite com mel, perfumava o cabelo com uma infusão que incluía suas gostas e pintava os olhos com uma mistura à base desse alimento. Pois é, a ciência podia não ser tão desenvolvida naquela época, mas parece que essas civilizações sabiam muito bem o que estavam fazendo.

Ele é um dos mais ricos nutrientes da natureza. Além de trazer vitaminas A, D, E e C, que são poderosos antioxidantes, ajudando a prevenir manchas, rugas, flacidez e o envelhecimento precoce da pele, o mel ainda tem propriedades hidratantes, adstringentes e suavizantes. Enquanto alimento, ele é o único produto doce que contém proteínas, sais minerais e vitaminas essenciais ao organismo.

Acho que já convencemos você a, pelo menos de vez em quando, substituir o açúcar pelo produto das abelhas. Mas, sabia que você pode se beneficiar dele também de outras formas? Confira a lista a seguir.

Receitas para usar o mel para a saúde

Gripe, resfriados, garganta, tosse e catarro

Para gripe e catarro, misture uma xícara de leite quente com mel, suco de limão e alguns pingos de conhaque. Para evitar resfriados e tosses bronquiais, o mais recomendado é uma infusão de mel com limão. Se o problema é dor de garganta, misture duas colheres de sopa de mel, duas de glicerina, sumo de limão e um pingo de gengibre. Mantenha a bebida quente e beba-a a cada duas horas.

Tônico e distúrbios

Misture um copo de leite quente, três colheres de mel, um ovo batido e uma taça de vinho. O mel também é bom para combater transtornos nervosos, depressões leves, anorexia e alterações metabólicas relacionadas com a desnutrição.

Dormir bem

Antes de deitar, um copo de leite quente adoçado com ele.

Artrite, reumatismo e cãibras

Como contém boa quantidade de potássio, ele auxilia a amenizar os sintomas dessas doenças.

Queimaduras

Em caso de queimaduras, o mel ajuda a aliviar a dor e a deter a formação de bolhas. Ele é tão eficiente que, na Segunda Guerra Mundial, os hospitais soviéticos utilizavam-no nas vendagens dos soldados.

Para a pele

Para limpar a pele, misture com limão, enxaguando muito bem depois. Já como esfoliante natural, a mistura é com aveia. O importante é deixar a mistura de 10 a 15 minutos, para que ela tenha tempo de agir, e se proteger do sol nesse período.

Para o cabelo

Adicionar uma colher no shampoo ajuda a evitar a entrada de germes no coro cabeludo. Para a hidratação de cabelos muito secos, a receita inclui uma parte de mel com três partes de azeite de oliva – deixe por cerca de 20 minutos, depois retire no banho.

Imagem: Dino Giordano

Informações do Autor

Bruna Borgheti

Jornalista formada pelo Bom Jesus/Ielusc, de Joinville-SC, é acadêmica do curso de Letras da UniCesumar. À frente da redação das publicações do Grupo Dom7, faz a edição e curadoria de conteúdo do site e já teve suas aventuras pelo mundo corporativo, mas gosta mesmo é de um documento de Word em branco. Tem sugestões pra dar? É ela que você está procurando. Entre em contato pelo [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *