Adversidades da vida: vencendo a próxima onda

Quem nunca passou por alguma situação de adversidades da vida? Todos passamos por situações adversas na vida, porém a forma como se enfrenta essas situações é que faz a diferença entre seguir em frente ou paralisar. Como você enfrenta uma situação de adversidade?

Adversidades são situações em que temos dificuldade de superar ou resolver. Geralmente ocorrem em virtude dos baixos recursos internos, como atitudes, habilidades e medos, e a resiliência é fundamental para superar estas situações.

A resiliência é um termo emprestado da física, que caracteriza a capacidade de um material que sofre um impacto e consegue voltar ao seu estado natural. Nesse sentido, a resiliência é a capacidade que uma pessoa tem de passar por situações adversas e se recuperar emocionalmente, é reconhecer a dificuldade, a queda, enfrentar, superar e continuar caminhando.

Qual é o desafio que você está enfrentando no momento? E quais seriam algumas formas novas de pensar e atuar nessa situação? Tais questionamentos permitem olhar a situação de outra forma, permitem mover o olhar do abismo e colocá-lo no horizonte, a fim de enxergar novas perspectivas e até mesmo se antecipar e preparar para futuras ondas de adversidades.

A resiliência é uma competência que pode ser desenvolvida, a partir do momento que buscamos o autoconhecimento e utilizamos nossos recursos internos para dar a volta por cima. Algumas dicas para ser mais resiliente:

– Estabeleça metas;

– Cuide da sua saúde;

– Valorize os pontos positivos que você possui;

– Trabalhe sua autoestima e autoconfiança;

– Tenha uma postura otimista;

– Aprenda a lidar com as mudanças;

– Seja flexível, se algo não deu certo, enxergue a situação como uma oportunidade de aprendizado e use sua criatividade para traçar novos caminhos;

– Exercite a persistência, perseverança e disciplina.

Busque crescimento e desenvolvimento com cada situação de mudança ou adversidade. Decida hoje, tirar o seu olhar do abismo e colocar no horizonte!

Crédito imagem: http://www.freedigitalphotos.net/

Informações do Autor

Isa Martins

Ainda sem descrição

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *