Antes e depois: Confira alimentos para turbinar a atividade física

Todo o esforço na academia não é tão benéfico assim se você não complementar as atividades físicas com a alimentação adequada. Antes e depois do treino, aliás, o cardápio deve fornecer energia para o corpo segurar o impacto e turbinar sua energia. Cerca de uma hora antes, prefira alimentos ricos em carboidratos – a quantidade de proteínas, gorduras, fibras, vitaminas e minerais devem variar de acordo com a sua necessidade. Depois do treino, é das vitaminas e minerais que o corpo fica carente, e a proteína é a melhor escolha.

Começando pelo começo, listamos abaixo as melhores opções para o pré-treino:

– Beterraba: ótima fonte de carboidratos e rica em nitrato, que potencializa a circulação e a oxigenação de tecidos.

– Batata Doce: além dos carboidratos, ela fornece ainda vitaminas e minerais como o cálcio, que têm importante papel na formação da massa muscular e na contração dos músculos.

– Pão 100% integral: e não estamos falando daqueles que você encontra no mercado. Quando o pão é totalmente integral, a energia é absorvida lentamente pelo corpo, evitando picos de insulina e prolongando a sensação de saciedade.

– Chá verde: termogênica, a bebida acelera o metabolismo e faz com que as calorias sejam queimadas mais rápido. O chá verde ainda contém teanina e cafeína, que ajudam a manter o foco e concentração no treino. Mas, cuidado: hipertensos não podem bebê-la sem orientação profissional. Para os demais, vale uma xícara antes do treino.

– Pimenta e açafrão: presentes no tempero das refeições pré-treino, eles têm o poder de diminuir o estresse oxidativo celular – ou seja, diminuem bastante a chance de haver processos inflamatórios, um dos responsáveis pelas dores e lesões musculares.

Crédito foto: flickr.com/Michael Stern

Informações do Autor

Bruna Borgheti

Jornalista formada pelo Bom Jesus/Ielusc, de Joinville-SC, é acadêmica do curso de Letras da UniCesumar. À frente da redação das publicações do Grupo Dom7, faz a edição e curadoria de conteúdo do site e já teve suas aventuras pelo mundo corporativo, mas gosta mesmo é de um documento de Word em branco. Tem sugestões pra dar? É ela que você está procurando. Entre em contato pelo [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *