TOP 7: Confira os alimentos que aceleram o envelhecimento

Você não percebe agora, mas os hábitos ruins e más escolhas que cultivamos durante a vida começam, em algum momento, a mostrar suas consequências. Manter uma dieta inadequada, portanto, é uma das piores coisas que você pode fazer pelo seu organismo – principalmente se não tem intenção de envelhecer antes do tempo.

Se você quer manter pele e dentes saudáveis por mais tempo, confira abaixo uma lista de 14 alimentos a serem evitados:

1 – Doces: Açúcar em excesso não é adequadamente absorvido pelo organismo e acaba danificando o colágeno da pele, proteína que a mantém jovem e firme. O açúcar ainda adere aos dentes, auxiliando na proliferação de bactérias e a descoloração.

2 – Álcool: Em excesso, ele afeta o fígado, que passa a não conseguir expelir corretamente as toxinas do corpo. Além de outros problemas, o mau funcionamento deste órgão desencadeia problemas como a acne, palidez e rugas. Bebidas alcóolicas causam ainda desidratação e dificuldades para dormir, o que também prejudica a pele.

3 – Vinho branco: Este é ruim principalmente para os dentes, já que o ácido presente nele danifica o esmalte e torna-os mais propensos a manchas duradouras. Se for consumir, espere cerca de uma hora e depois escove os dentes, assim você não prejudica a remineralização do esmalte.

4 – Carne muito passada: Aquela casquinha preta que fica sobre a carne contém hidrocarbonetos pró-inflamatórios, e a inflamação é um dos fatores que quebram o colágeno da pele. Se for comer, raspe essa parte fora e mantenha a grelha sempre limpa.

5 – Sódio em excesso: Mesmo que você não use uma quantidade muito grande de sal para cozinhar, o sódio presente em outros alimentos (principalmente os industrializados e ultra processados) faz com que você retenha água, obtendo uma aparência inchada.

6 – Carnes processadas: Estamos falando da salsicha, linguiças e bacon. Muitas delas contêm sulfitos e outros conservantes que desencadeiam a inflamação na pele, acelerando a aparência de envelhecimento.

7 – Cafeína: Encontrada, além do café, em refrigerantes do tipo cola e chás pretos. Como qualquer outro diurético, ela faz com que o organismo excrete fluido e esgote sua umidade. Assim, a pele fica desidratada e torna-se envelhecida.

Crédito foto: flickr.com/QuinnDombrowski



                                                                                                               Publicidade
Informações do Autor

Bruna Borgheti

Jornalista formada pelo Bom Jesus/Ielusc, de Joinville-SC, é acadêmica do curso de Letras da UniCesumar. À frente da redação das publicações do Grupo Dom7, faz a edição e curadoria de conteúdo do site e já teve suas aventuras pelo mundo corporativo, mas gosta mesmo é de um documento de Word em branco.
Tem sugestões pra dar? É ela que você está procurando. Entre em contato pelo [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *