Cabelos oleosos: cuidados que ajudam a minimizar o problema

Só quem tem cabelos oleosos sabe o que é lavar o cabelo de manhã e ter que lavar de novo antes de sair à noite. Quem convive com ele geralmente já tem vários truques na manga para disfarçar o problema, mas entender um pouquinho melhor os mitos e verdades sobre esse tipo de cabelo podem te ajudar a minimizar o incômodo. Confira abaixo:

Água quente aumenta a oleosidade

Quem tem cabelo oleoso deve preferir lavá-lo com água morna, o mais próximo possível da temperatura corporal. Assim, você não “assusta” o couro cabeludo e impede que ele ative a produção de oleosidade.

Não precisa fugir dos óleos para cabelo

É comum pensar que o uso de óleos em um cabelo já oleoso aumenta o problema, mas pesquisas confirmam que o efeito é o contrário: eles fazem com que o corpo perceba que não precisa mais fabricá-lo. Para evitar surpresas, no entanto, teste e veja como o seu organismo reage após o uso.

Mas fuja do secador

As altas temperaturas fazem a oleosidade aparecer mais rápido. O ideal, nesse caso, é deixar os fios secarem naturalmente. Com o tempo, você vai perceber que as lavagens podem ser mais espaçadas.

E dos cremes para pentear

O leave-in não foi desenvolvido para cabelos oleosos. O melhor é optar por condicionar e máscaras próprios para o seu tipo capilar, já que o uso exclusivo do shampoo deixa os cabelos super ressecados. Se não puder fugir do leave-in, passe bem pouco, e só nas pontas.

Tratamentos de salão próprios para você

Parece que o mundo só lembra dos fios secos ao criar tratamentos, mas isso é só uma impressão. Atualmente, existem muitos destinados especificamente para quem sofre com a oleosidade. É o caso, por exemplo, da argiloterapia, o peeling capilar e a laserterapia de baixa intensidade. Pesquise e converse com seu cabeleireiro de confiança!

Crédito foto: reprodução/glamour/thinkstock/divulgacao

Informações do Autor

Bruna Borgheti

Jornalista formada pelo Bom Jesus/Ielusc, de Joinville-SC, é acadêmica do curso de Letras da UniCesumar. À frente da redação das publicações do Grupo Dom7, faz a edição e curadoria de conteúdo do site e já teve suas aventuras pelo mundo corporativo, mas gosta mesmo é de um documento de Word em branco. Tem sugestões pra dar? É ela que você está procurando. Entre em contato pelo [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *