Canadá: de metrópoles multiculturais a uma natureza exuberante

Um país fundado por três povos distintos, com um mosaico de culturas trazidas por imigrantes de todos os cantos do mundo, sistemas públicos que funcionam perfeitamente, uma natureza sem igual e o objetivo comum de alcançar os mais altos níveis de qualidade de vida. Gostou da descrição? Então, está mais do que na hora de você reservar as próximas férias para conhecer o Canadá.

O segundo maior país em território do mundo – ficando atrás apenas da Rússia –, o Canadá oferece montanhas nevadas, florestas centenárias, lagoas com águas azul-esmeralda e campos abertos, além de cidades metropolitanas com o que há de melhor em gastronomia, vida noturna, arquitetura charmosa ou moderna e o que há de melhor em cada um dos povos que ajudam a definir a identidade do país.

Atrativos urbanos

O Canadá tem as características da fundação indígena, britânica e francês, e é enriquecido diariamente pelas dezenas de etnias que o habitam. Essa multiplicidade pode ser vista em suas cidades mais famosas, como Toronto, Montreal, Vancouver e a capital Ottawa, na culinária de todos os cantos do mundo e nos festivais culturais que ocorrem em todos os meses do ano. Não faltam competições esportivas, como a temporada de hóquei no gelo, as apresentações do Cirque du Soleil, o Carnaval de Inverno, shows, espetáculos, o Stampede – um dos maiores rodeios de cowboys do mundo – e o International Jazz Festival, também um dos melhores do planeta.

Aurora boreal

Quem prefere curtir a natureza também vai ficar perdido entre tantas opções. Uma das atrações imperdíveis é a aurora boreal, um evento gerado pelo encontro de ventos solares com o campo magnético da Terra, emanando na atmosfera luzes dançantes de cores verdes e tons avermelhados. Ela pode ser vista em pelo menos 20 lugares no país, mas as preferidas são as áreas em volta do Lago Superior, em Ontário, e no território de Yukon, próximo ao Alasca.

Pesca esportiva

Com o esporte disponível nos 12 meses do ano, mais de 180 espécies de peixes de água salgada e doce e cinco tipos de salmão do Pacífico, o Canadá é o destino perfeito para quem curte a pesca esportiva. Nesse caso, no entanto, é preciso se informar bem com a agência de viagens, já que o esporte é regulamentado e é preciso tirar uma licença especial para a pesca, sem se incomodar com os fiscais que estão sempre presentes nos locais em que ela é praticada.

Montanhas Rochosas

O país sedia orgulhosamente uma das mais impressionantes cadeias rochosas do mundo, as “Canadian Rockies”, que abrangem os distritos de Alberta e British Columbia. No cenário fantástico figuram os picos mais altos do país, um prato cheio para exploradores, montanhistas, amantes de esportes radicais, praticantes de esquis e trilheiros – sem contar, é claro, quem deseja apenas desfrutar da vista, já que a infraestrutura no local é excelente.

Como viajar?

As coisas por lá funcionam tão bem que até o meio de transporte se tornou uma atração. No Canadá, como as distâncias entre um ponto e outro do país são enormes, é possível aproveitar deliciosas viagens nos trens operados pela norte-americana Amtrak e a canadense Via Rail. É possível cruzar o território meridional do Canadá, do Atlântico ao Pacífico, ou fazer a travessia de três dias e meio entre Toronto e Vancouver, por exemplo. O difícil vai ser escolher só algumas dessas opções para encaixar no tempo que você tem disponível!

Imagem: Pedro Szekely



                                                                                                               Publicidade
Informações do Autor

Bruna Borgheti

Jornalista formada pelo Bom Jesus/Ielusc, de Joinville-SC, é acadêmica do curso de Letras da UniCesumar. À frente da redação das publicações do Grupo Dom7, faz a edição e curadoria de conteúdo do site e já teve suas aventuras pelo mundo corporativo, mas gosta mesmo é de um documento de Word em branco. Tem sugestões pra dar? É ela que você está procurando. Entre em contato pelo [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *