Descubra por que capacitação profissional é o maior dos diferenciais

Não é nenhuma novidade que, no mercado de trabalho atual, a concorrência é enorme. Organizações e empresas dos mais diversos portes procuram profissionais atualizados, dinâmicos e, principalmente, capacitados. As habilidades pessoais são sim um grande diferencial, mas o maior deles continua sendo o aprendizado constante e a capacidade de agregar conhecimentos – ou seja, a capacitação profissional.

Até pouco tempo, a graduação era o bastante para garantir um emprego para o resto da vida profissional. Hoje em dia, as coisas estão bem diferentes: quem se acomoda e deixa de aprender coisas novas corre o risco de nem começar uma carreira. Para que isso não aconteça, é importante procurar sempre novos cursos. Sejam novos idiomas, novas graduações, cursos técnicos ou especializações: todos eles são extremamente importantes para o crescimento dentro de organizações.

Como palestrante motivacional, procuro estudar os comportamentos de empresas, organizações e trabalhadores modernos em busca de soluções e dicas para quem está entrando no mercado de trabalho. Confira abaixo qual a importância da capacitação profissional constante e quais os cursos nos quais mais vale a pena investir.

A importância do aprendizado

Agregar novos conhecimentos tem se tornado cada vez mais importante. As empresas não procuram mão de obra: elas procuram profissionais que saibam pensar e agir de acordo com as políticas da organização. Pessoas mais capacitadas se tornam mais seguras e proativas, o que significa mais rapidez na hora de resolver problemas do dia a dia e procurar soluções diferentes para a realização de tarefas.

Além disso, demonstrar vontade de aprender aumenta muito sua empregabilidade. As empresas e negócios precisam de funcionários com mais do que apenas conhecimento: pessoas com iniciativa na hora de procurar por mais capacitação são extremamente visadas. E quem pensa que os cursos devem ser especificamente na sua área está enganado. É óbvio que ser melhor no que se faz é essencial, mas o mercado atual possui uma base multidisciplinar. Isso significa saber “um pouco de tudo” é muito valorizado.

Alguns conhecimentos fundamentais para a capacitação profissional

Em nossa sociedade extremamente globalizada, existem alguns cursos importantes para quem quer investir na carreira – e é claro que os da área tecnológica estão incluídos nessa lista. As tendências e inovações nesse setor mudam constantemente e são de enorme importância para as empresas, que devem estar sempre atualizadas. E são os funcionários que devem trabalhar para isso: investir em cursos sobre linguagem digital, redes sociais e na internet como um todo é um ótimo diferencial para os currículos.

Também em consequência da globalização, o estudo de diferentes idiomas tem se tornado fundamental. O inglês já se tornou um pré-requisito básico para os trabalhadores de diversas organizações, mas não pare por aí. Existem muitas outras linguagens que podem e devem ser aprendidas. Investir em cursos de mandarim, alemão, italiano, francês e espanhol, por exemplo, pode ser uma excelente ideia. Além de ótimo para sua vida profissional, esse tipo de atividade pode até se tornar um hobby: buscar entender outros idiomas é muito divertido e prazeroso.

Além destes cursos, qualquer tipo de especialização e pós-graduação também é bem vindo. Para quem não tem tanto tempo disponível, está cada vez mais fácil estudar. Cursos online e graduações da categoria EAD estão à disposição daqueles que possuem uma agenda mais lotada, e já são oferecidos pelas mais diversas instituições. Não deixe nunca de investir em si mesmo – você verá que essas medidas podem trazer resultados mágicos à sua vida profissional.
Crédito foto: freedigitalphotos.net/stockimages

Informações do Autor

Marco Zanqueta

Ainda sem descrição

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *