A ciência da Mudança: 5 passos para mudar suas atitudes

Você quer mudar? Será que os seus comportamentos têm interferido na sua vida? Muitas pessoas lutam para mudar suas atitudes e hábitos.

Ao contrário da maior parte dos livros de autoajuda, o psicólogo clínico John C. Norcross, professor de psicologia da Universidade de Scranton e da Upstate Medical College , escreveu um “manual” com uma base científica sólida.

No livro “Changeology”, ou, “A Ciência da Mudança”, Norcross apresenta cinco passos para realizar os seus objetivos. Ele garante que é possível alterar radicalmente a sua vida aplicando as técnicas de mudança passo-a-passo, recheadas de conhecimentos testados e aprovados. Esta estratégia é fruto de 30 anos de pesquisas e utiliza táticas de modificação de comportamento que têm funcionado com sucesso para dezenas de milhares de pessoas.

Mas ele tem uma recomendação inicial: É possível mudar mais do que um comportamento ao mesmo tempo. Por exemplo, nada impede de você controlar a sua dieta e iniciar um programa de exercícios ao mesmo tempo, entretanto, você não deve tentar fazer mais do que duas mudanças significativas simultaneamente. É preciso ter foco.

Então, quais são os 5 passos para uma mudança comportamental?

Leia aqui e confira o vídeo de cada um!

Passo #1 – Preparação: A ação essencial para encontrar seus motivos para mudar

Estabeleça a sua meta e prepare-se para mudar. Seja específico. Torne o seu objetivo positivo e não negativo. Certifique-se de que os seus objetivos sejam realistas e concentre-se em um comportamento ou circunstância realista. Monitore o seu progresso com um indicador, registro ou gráfico. Esteja cada vez mais consciente do problema que está sendo tratado. Avalie as suas causas e consequências Crie um slogan de compromisso, do tipo “Eu vou conseguir!”. Junte-se a um grupo de pessoas que buscam aprimorar-se, assim como você.

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Passo #2 – Planejamento: Uma atitude necessária antes da ação

A maior parte das pessoas faz pouco ou nenhum planejamento antes de embarcar em um projeto de mudança e, como resultado, não conseguem alcançar os seus objetivos. Não seja ambicioso demais ao elaborar as metas de curto prazo. Esteja atento aos gatilhos que disparam o seu comportamento negativo. Essa é uma ótima estratégia para impulsionar a autoconsciência, um catalisador de mudança vital. Determine se este é o momento certo de comunicar as suas intenções à família e amigos. Desenvolva e coloque no papel o seu plano de ação. Afixe-o em um local bem visível. Comece dando pequenos passos. A motivação vai crescendo normalmente com as conquistas.

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Passo #3 – Ação: Fazendo acontecer e celebrando as conquistas

A preparação e o planejamento já estão completos. Agora é a hora de começar a verdadeira mudança, descartando os comportamentos negativos e alterando a sua vida. A recompensa é um grande impulsionador das mudanças nesta fase. Presenteie-se com algo especial, como uma pequena viagem, ao conseguir superar um mau hábito. Celebre todos os sucessos. Caso algumas pessoas se posicionem como um impedimento do seu processo de mudança, evite-as. As relações de apoio são essenciais nesta fase.

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Passo #4 – Perseverança: Gerindo os “deslizes”

Não se martirize por causa de alguma falha. Para manter-se firme na jornada de mudança, não perca o foco, mesmo que sofra um deslize. É comum as pessoas que lutam com comportamentos prejudiciais sentirem impulsos quase incontroláveis para repetir ações negativas. Os deslizes são uma parte normal do processo de mudança. Se você escorregar, retorne imediatamente ao seu programa. Não se entregue ao pensamento destrutivo. O que importa é a sua resposta corajosa aos erros. Lembre-se: “um deslize não é uma queda”.

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Passo #5 – Persistência: Mantendo o ritmo da mudança

Nesta fase, a persistência é uma virtude essencial. Se a sua motivação estiver vacilando, persista ainda assim. Não assuma novos desafios, pelo menos por algum tempo, para que você continue progredindo rumo aos seus objetivos imediatos. Visualize o seu futuro bem-sucedido e acredite!

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Gostou de saber quais são os passos para a mudança? Quer colocá-los em prática?

Então clique aqui e baixe o infográfico que preparamos para você. Compartilhe com seus amigos!

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Imagem: Luca Serazzi

Informações do Autor

Marcelo de Elias

Palestrante, professor e escritor especialista em mudanças e em gestão de pessoas. Suas palestras estão entre as mais bem avaliadas do Brasil.

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