Cinco dicas importantes para um novo líder

Se você acabou de ser promovido para um cargo de liderança não deixe de ler estas cinco dicas importantes que farão uma grande diferença neste importante período de transição:

1) Invista boa parte do seu tempo gerenciando a si próprio – sua ética, seu comportamento perante as adversidades e estresses iniciais, sua motivação e sua conduta junto aos seus superiores, pares e subordinados. Todos estarão observando você neste momento, mais do que qualquer outra pessoa, e o seu discurso precisa ser coerente com a sua prática.

2) Aceite que resistências por parte da equipe podem ocorrer. Isso é normal. A forma como você vai lidar com essa questão é que fará toda a diferença. Fique atento a comportamentos agressivos, desmotivadores, faltas ou atrasos constantes dos profissionais que estiver liderando. Essas reações podem indicar algum tipo de resistência. Converse com as pessoas periodicamente e procure balancear três comportamentos seus que serão importantes ao liderar a sua equipe: parceria, humildade e autoridade.

3) Encoraje e respeite a diversidade. Não avalie as pessoas com base em sua própria imagem. Reconheça e confie nos profissionais que têm experiências e capacidades bem diferentes das suas, desde que comunguem com você dos princípios e valores universais.

4) Se você já tiver a missão de reconhecer alguns profissionais da sua equipe, faça primeiro com base nos comportamentos de ética e integridade que eles demonstram no dia a dia. Em segundo, na motivação que possuem para atingir as metas da organização e, em terceiro, na capacidade técnica que apresentam. Nos dias atuais, os profissionais são demitidos das empresas mais por falhas em seus comportamentos do que por seus conhecimentos técnicos, portanto, quando for reconhecer ou promover pessoas, fique atento às posturas que elas apresentam.

5) Não se esqueça da sua família e amigos. A sobrecarga de trabalho é normal, sobretudo no início, pois você precisará “organizar a casa”, mas não faça disso uma rotina. Conciliar a vida particular e a profissional será um grande desafio. Você deve ser o primeiro a dar o exemplo para sua equipe – o exemplo de que uma boa administração do tempo é fundamental para o atingimento dos resultados.

Como vemos, não é fácil assumir um cargo de liderança, mas essa etapa pode ser uma grande oportunidade de amadurecimento profissional e superação de limites e desafios.

Boa sorte!

 

 

Crédito foto: freedigitalphotos.net/stockimages

Informações do Autor

Denise de Moura

Ainda sem descrição

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *