Olá amigos leitores, como vão? Quem traz mais retorno? Cliente leal ou cliente fiel?

Digamos que você more num bairro residencial aconchegante. Você desenvolve hábitos de compras e lazer nesse bairro, compra seu jornal naquele jornaleiro de sempre, com bom papo, compra seu pão na padaria costumeira, perto da sua casa e corta seu cabelo naquele salão bem familiar, com aquele ambiente gostoso de casa dos amigos. Os hábitos te levam a ser fiel à estes estabelecimentos, é conveniente consumir seus serviços.

Um belo dia você se muda, vai morar num bairro distante 20 quilômetros de onde você morava, novos ares, novos hábitos. Você não vai dirigir 20 km para comprar um pão ou um jornal, mas provavelmente vai atravessar a cidade para cortar o cabelo naquele salão de sempre, pois só eles acertam o corte do seu cabelo, só eles prestam o serviço do jeito que você gosta.

Você era fiel à padaria e ao jornaleiro, você é leal ao salão. Fidelidade é uma questão de CONVENIÊNCIA, lealdade é uma questão de CONVICÇÃO.

Um cliente leal faz recomendações.

Os clientes leais fazem recomendações espontâneas aos amigos e referências específicas para seus colegas, vizinhos, membros da comunidade e parceiros de negócios. Clientes leais contam a outras pessoas sobre você, e fazem um esforço para falar sobre eles para você. Clientes leais fazer as apresentações acontecerem, estabelecem conexões.

Um cliente leal fala sobre você em redes sociais.

Os clientes leais o elogiam por escrito, por telefone, em sites, blogs e redes sociais, além dos elogios face-a-face. Isso é positivo e edificante para o moral de sua equipe.

Um cliente leal te defende quando você está sob ataque.

Todo mundo comete erros. Quando a empresa erra, muitos cliente insatisfeitos irão reclamar ou mesmo atacar seu negócio nas redes sociais. Muitos de seus clientes satisfeitos, permanecerão em silêncio, mas um cliente leal vai falar em sua defesa e fazer comentários positivos para equilibrar o jogo.

Cultivar clientes leais custa tempo e dinheiro, mas é o tipo de investimento de retorno garantido e constante.

E você? O que tem feito para cultivar clientes leais em seu negócio?

Sucesso!

Crédito imagem: freedigitalphotos.net/artur84

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ClaudioMoreira

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