Nos dias atuais podemos perceber grande necessidade das organizações em atentar-se ao conceito de Clima Organizacional. O que seria esse Clima Organizacional? É um conjunto de valores, atitudes e padrões de comportamento, formais e informais existentes em uma organização. É a qualidade do ambiente, que é percebida por todos os envolvidos, e que influencia diretamente em seu comportamento.

Qual a importância do Clima Organizacional? O Clima Organizacional auxilia as empresas a identificar falhas e principalmente perceber o quanto à mudança afeta diretamente à organização. Influencia diretamente no comportamento, na motivação, na satisfação e também na qualidade do trabalho de toda a equipe. Uma cultura organizacional eficaz produz comportamentos construtivos, e consequentemente aumenta a produtividade. Uma cultura organizacional depravada produz comportamentos destrutivos, desgastando a equipe, seus relacionamentos e consequentemente diminui a produtividade, gerando prejuízos para empresa.

Quais as principais dificuldades de um Clima Organizacional? Sem dúvidas, a atitude negativa e instabilidade emocional dos colaboradores, pois influenciam no relacionamento entre os membros da equipe, gestores, líderes e também subordinados. A harmonia, a ética, e o respeito entre as pessoas no ambiente de trabalho, é algo bastante desafiador. Isso devido ao crescimento da individualidade, da centralização do poder e principalmente da valorização dos produtos, do negócio, em lugar do indivíduo. A substituição da mão de obra humana, pelas máquinas, tem causado grande transformação nas relações sociais. As pessoas são consideradas meros recursos, que contribui para o alcance dos objetivos da organização. Num mundo em que a tecnologia é um sinônimo de progresso, é de suma importância não esquecer que o elemento humano é parte integrante da sociedade.Uma empresa de sucesso reconhece que o maior bem de uma empresa é o seu capital intelectual.

Segundo Abraham Maslow, muito do comportamento do ser humano pode ser explicado de acordo as suas necessidades. E essas necessidades determinam o que passa a ser importante para o individuo.Maslow desenvolveu uma pirâmide que representa uma divisão hierárquica, a respeito das necessidades humanas, e dentre essas necessidades está a de estima, ou seja, a necessidade do ser humano em ser aceito, respeitado e valorizado por todos. A ausência destes elementos influencia negativamente no ambiente de trabalho.

Partindo deste pressuposto, acreditamos que para que haja qualidade no ambiente de trabalho, e consequentemente aumento da produtividade e também dos lucros, precisamos aprender a valorizar aquilo que a empresa tem de mais importante, as pessoas. E como fazer isso? Humanizando o ambiente de trabalho, ou seja, respeitando o colaborador, enquanto pessoa. Essa, sem dúvida é uma atribuição do líder, pois é dele a responsabilidade de atrair, conduzir e motivar a equipe.

MEYERSON apud MASLOW (2000:40), é extremamente claro, “se não lidarmos com o funcionário como um todo, ou com a vida do funcionário, estamos lidando somente com parte do poder ou da criatividade da pessoa.”

Uma empresa só será bem sucedida, se houver pessoas competentes, capazes, sérias e motivadas para o trabalho. Pois o sucesso de qualquer empreendimento está condicionado ao fator humano. E os líderes precisam estar atentos a este detalhe. É de suma importância que a empresa invista no ser humano, respeitando-o, valorizando-o, motivando-o, oferecendo-lhe um ambiente de trabalho digno, onde o colaborador possa oferecer ao público os produtos e serviços esperados.  Sem as pessoas, uma empresa não tem negócio.

O sucesso de uma equipe depende da sinergia entre os membros da mesma e para alcançar esta sinergia, é preciso que haja sucesso nas relações humanas.Para construir um relacionamento que conquiste e envolva as pessoas no ambiente de trabalho é necessário aprender a entender as necessidades de cada um. Precisamos compreender que as emoções do individuo, se faz presente em todas as suas atitudes, e se manifestam de forma isolada ou em conjunto.

Isso é necessário? Sim, a partir do momento que o líder compreende que a alegria, a ansiedade, o medo e o prazer interferem negativamente ou positivamente no desempenho da equipe, aprende a gerenciá-la de maneira que as emoções possam ser vistas como diferencia

l competitivo e possam ser usadas a favor dos objetivos organizacionais.

Estamos numa época em que as pessoas, suas crenças e valores, são determinantes para o sucesso ou fracasso de um negócio.

“…Tudo começa com as pessoas, embora uma organização não possa ser simplesmente caracterizada como uma reunião de pessoas … por isso se explica porque um processo de mudança deve contemplar o desenvolvimento do ser humano e da empresa em todos os níveis:  de identidade, relações, processos e recursos. De fato, uma organização, somente se desenvolve se as pessoas que a compõem também se desenvolverem e vice- versa.” (Pereira e Santos)

Crédito imagem: www.freedigitalphotos.net

 

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Informações do Autor

Mônica Bastos

Mônica Bastos é Administradora, Escritora, Coach, Analista Comportamental, Palestrante. Autora do livro Um Líder Recrutado por Deus e coautora dos livros Damas de Ouro, Coaching & Mentoring - Foco na Excelência e também do E-book 15 Lições de carreira para Administradores.

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