Como o Coaching pode auxiliar seu processo de autoconhecimento?

Em determinado momento da vida, nos surge uma pergunta bastante comum e que, de certo modo, nos gera um desconforto, caso não saibamos respondê-la: afinal, quem sou eu? Ela, que parecia inofensiva, faz com que, por alguns momentos, nos sintamos e nos tornemos estranhos a nós mesmos, deixando clara a falta de autoconhecimento em nossa vida.

Entretanto, o que esta pergunta envolve? É simples. Responda a si mesmo se você sabe realmente quem você é, além de seu nome, profissão, estado civil, gostos musicais, hobbies, objetivos e desejos. O quanto eu verdadeiramente me conheço? O que eu busco pessoal e profissionalmente? Qual o legado eu quero deixar? Se você não sabe responder alguma dessas indagações, talvez seja o momento de irmos um pouco mais a fundo.

O autoconhecimento é essencial em nossas vidas, e é uma das funções mais importantes do nosso cérebro. Se autoconhecer é buscar em sua essência entendimentos e respostas de si mesmo para que, desta forma, se possa evoluir. Conhecer e cuidar das emoções e sentimentos são fatores primordiais para aqueles que buscam a alta performance em sua vida.

O efeito do autoconhecimento na sua vida

A partir do processo de autoconhecimento, estudos apontam que as pessoas têm melhores e mais eficientes resultados tanto na vida pessoal quanto na profissional. Pois aquele que se conhece consequentemente melhora sua autoconfiança, sua autoestima, reconhece seus pontos fortes e aqueles em que precisa melhorar, e, além disso, aprende a lidar melhor com suas emoções, toma consciência de suas limitações e se torna menos vulnerável.

Muitas destas respostas estão guardadas dentro de nós de forma obscura, confusa e sem nenhum manual para que possamos decifrá-las. É por isso que muitas vezes precisamos de um suporte, de alguém que nos guie nesta caminhada. A boa notícia é que tudo isso pode ser identificado por meio do processo de Coaching.

Mas, como o Coaching pode ajudar você? O processo de Coaching, com perguntas altamente eficazes, traz ao coachee muitos momentos de reflexão e de profundo contato com sua essência, fazendo-o pensar sobre sua vida, missão, valores e decisões, potencializando suas habilidades e norteando para que se escolha de maneira mais assertiva o melhor caminho pessoal e profissional. E então, você está disposto a investir em você?

Imagem: David Spinks
Texto: Coach Karina Serafin

Informações do Autor

Skale Desenvolvimento Humano

Ainda sem descrição

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *