Prepare as cobertas: noites de inverno vêm por aí

Depois da chuva de domingo para segunda com temporais devido o rápido deslocamento da frente fria pelo Estado, temos nessa terça-feira o ar frio que sempre vem após a passagem da frente sendo o responsável pela queda das temperaturas, deixando no ar um clima de inverno. Hoje cedo tivemos -0,8ºC no Morro das Torres em Urupema com 0 a 3ºC boa parte das cidades dos altos da Serra como Urubici e São Joaquim. O frio ao amanhecer esteve presente em todas as regiões, mas dentro da característica de cada uma ficando boa parte dos municípios abaixo de 10ºC.

O ar frio também é seco e por isso uma das imagens do amanhecer mostrava pouca nebulosidade pelo Estado:

Sem título

Devido a presença do ciclone no mar na altura do RS a umidade avança entre Oeste e Planaltos onde temos uma terça-feira de muitas nuvens com alguma instabilidade de manhãe aberturas de sol no decorrer do dia. Nas demais regiões, sol e poucas nuvens que irá trazer uma tarde um pouco mais agradável com 17 a 20ºC. Os catarinenses do Oeste a Serra ficam com frio boa parte do dia já que à tarde teremos apenas 11 a 14ºC.

 

AS DUAS PRÓXIMAS NOITES SERÃO DE INVERNO

O amanhecer de quarta e quinta terão temperaturas tão baixas quanto as de hoje e até menores pelo Estado. O segunda massa de ar polar do outono irá trazer temperaturas entre:
-2 a 0ºC n Serra;
3 a 6ºC boa parte do Estado;
8 a 11ºC no Vale do Itajaí, Litoral e Norte.

Devido o frio, baixa umidade, vento fraco e pouca nebulosidade durante à noite há previsão de geada para Serra, Planalto Norte e Meio Oeste no amanhecer dos dois dias. O sol irá predominar na quarta em todas as cidades e voltar a aparecer na quinta, mas nesse dia com mais nuvens no Norte, Vale do Itajaí e Litoral, sobretudo no final do dia. Com a presença do sol as tardes serão agradáveis.

ATÉ QUANDO VAI ESSE FRIO?

Na sexta-feira e no fim de semana ela já não estará mais presente porque deverá voltar a ter chuva, especialmente na sexta e no sábado.

EVENTOS EXTREMOS

Importante destacar que ao longo da semana teremos geada e no fim de semana nem isso. Não há previsão de neve nem durante a semana e nem no fim de semana.
Há alerta para a navegação devido o ciclone no mar na altura do RS que ajudará deixar o mar revolto, especialmente afastado da costa já que nas praias as ondas ficam muito entre 1,5 a 2 metros. A partir de sexta o mar volta ao normal.

 

Texto, informações e imagem: Blog do Puchalski



                                                                                                               Publicidade
Informações do Autor

Bruna Borgheti

Jornalista formada pelo Bom Jesus/Ielusc, de Joinville-SC, é acadêmica do curso de Letras da UniCesumar. À frente da redação das publicações do Grupo Dom7, faz a edição e curadoria de conteúdo do site e já teve suas aventuras pelo mundo corporativo, mas gosta mesmo é de um documento de Word em branco. Tem sugestões pra dar? É ela que você está procurando. Entre em contato pelo [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *