TESTE: Qual é o Seu Coeficiente de Criatividade no Trabalho?

Quanto mais você desenvolve a capacidade de produzir ideias novas e aperfeiçoadas, mais você aumenta o seu valor profissional e seu nível de participação na empresa. Este questionário permite avaliar seu grau ou coeficiente de criatividade no ambiente de trabalho. Responda como você realmente age e não como você entende que seria melhor.

S = SIM        N = NÃO         AV = ÀS VEZES                                                                                                                    

  1. Você encara desafios e barreiras como algo que possa trazer oportunidades, mais do que possa trazer problemas?

S     N    AV 

  1. Ao procurar soluções com  o  grupo de trabalho, para  determinados  problemas, você faz uso de processos e técnicas criativas de tomada de decisão?

S     N    AV 

  1. Você costuma ter ideias criativas para resolver problemas intrincados?

S     N    AV 

  1. Quando alguém lhe traz uma ideia criativa para resolver um problema, você usa

frases do tipo “não  vai  dar  certo”, ou “não vale a pena”?

S     N    AV 

  1. Você costuma implantar novas alternativas e processos que auxiliam na agilização dos trabalhos ou a tomada de decisão?

S     N    AV 

  1. Você já ignorou boas ideias suas porque não tinha recursos ou não sabia como implantá-las?

S     N    AV 

  1. Para você e a equipe com a qual trabalha, tudo tem que ser sempre muito prático, objetivo e rápido, sem dar lugar a novos processos mais criativos e compensadores?

S     N    AV 

  1. Quando tenta resolver um problema você se inspira em soluções que deram certo em outros setores, ou empresas?

S     N    AV 

  1. Você se interessa por processos criativos que  utilizam novas ideias e oportunidades  para  serem  implantadas  na organização (ou em seu setor)?

S     N    AV 

  1. Você exercita sua mente regularmente em pensar fora da “caixa”, isto é, imaginar as coisas de uma perspectiva fora dos paradigmas?

S     N    AV 

  1. Você sabe utilizar instrumentos criativos de tomada de decisão ou de resolução de  problemas  como,  por  exemplo,  o  “brainstorming”?

S     N    AV 

  1. Você se considera criativo?

S     N    AV 

  1. Você já teve a oportunidade de implantar soluções criativas em seu ambiente de trabalho que se mostraram eficazes?

S     N    AV 

  1. Para você é uma perda de tempo procurar soluções novas para situações indesejáveis que acontecem dentro da organização?

S     N    AV 

  1. Quando seu trabalho sai da rotina habitual e você é obrigado a enfrentar circunstâncias imprevistas, você se sente inseguro ou desconfortável?

S     N    AV 

Faça  Sua  Autoavaliação

Marque um ponto para cada resposta SIM dada às seguintes questões: 1, 2, 3, 5, 8, 9, 10, 11, 12, 13

Marque um ponto para cada resposta NÃO dada às seguintes questões: 4, 6, 7, 14, 15

Marque meio ponto para cada resposta MAIS OU MENOS.

TOTAL  DE  PONTOS________                                            

De 13 a 15 pontos. Ótimo. A criatividade e a inovação estão entre os seus pontos fortes. Para que seus resultados melhorem ainda mais envolva seus colegas e membros de equipe nos processos de criatividade e inovação, pois beneficiarão seu setor e toda a organização.

De 10 a 12,5 pontos. Sua criatividade está em fase de progresso. Talvez você até já tenha conseguido algum sucesso, mas pode melhorar bem mais se fizer da criatividade e da inovação um processo constante em suas atividades, e compartilhar ideias com seus colegas e membros da equipe.

Abaixo de 10 pontos. Você está inseguro quanto ao seu talento criativo. Talvez até você se julgue pouco criativo. Seja como for, procure oportunidades para melhorar e colocar em prática formas mais criativas e diferentes de trabalhar as coisas, mesmo que não tenha nenhuma necessidade disso no momento.

Comentários

A necessidade de solucionarmos problemas é um fato real na nossa vida diária, seja em casa, no  ambiente de  trabalho ou em  qualquer outro lugar. Tanto a criatividade como a inovação trazem soluções e compensações para a nossa vida que vão do nível corriqueiro do dia a dia até o ponto mais inusitado e extraordinário de uma descoberta.

Comece a agir mais criativamente

No trabalho existem pessoas que são naturalmente mais criativas do que outras. Isto não significa que não possamos desenvolver capacidades criativas, pois existem instrumentos e técnicas que estimulam e ajudam fortemente o incremento dessas habilidades. O primeiro passo é você treinar sua percepção para as oportunidades de melhorar os sistemas, métodos e procedimentos dos serviços que você faz em seu trabalho. Comece colhendo informações, depois descubra as principais causas dos problemas e dificuldades existentes e, então, comece a gerar e avaliar suas próprias ideias visando implantar melhorias. Apresente suas sugestões de melhoria em reuniões grupais e colha pareceres e ideias dos componentes do grupo. Depois teste o funcionamento e faça os ajustes necessários para em seguida implantar os novos padrões ou procedimentos. Lembre-se que quem mais conhece o seu trabalho é você mesmo e, portanto, é a pessoa mais habilitada para sugerir melhorias e mudanças em sua área. O que você precisa é de argumentos plausíveis e aceitáveis para vender e levar em frente as ideias.

Pessoas criativas agem

Pessoas criativas não permanecem sentadas à espera de que os problemas apareçam. Elas estão atentas a situações que podem provocar eventuais obstáculos e sentem-se motivadas pela oportunidade de mudar as coisas. Não se sentem intimidadas pelas mudanças, antes, provocam-nas e abraçam-nas com satisfação, pois desenvolvem constantemente suas habilidades criativas e adotam atitudes positivas diante das mudanças e problemas que surgem. Elas assumem papel ativo, tanto na identificação de novas oportunidades, quanto em detectar problemas potenciais que possam obstaculizar as atividades da equipe ou da organização.

Texto extraído e condensado do livro “35 Testes para Avaliar suas Habilidades Profissionais”, de Ernesto Artur Berg, Juruá Editora. Disponível em e-book por apenas R$ 15,90, e em livro impresso por apenas 65,90. Para adquiri-lo acesse o site www.quebrandobarreiras.com.br  seção de E-books, ou Livros, conforme opção.

Ernesto Berg
Consultor de empresas, professor, palestrante, articulista, autor de 15 livros, especialista em desenvolvimento organizacional, negociação, gestão do tempo, criatividade na tomada de decisão, administração de conflitos.  Graduado em Administração e Sociologia,  Pós-graduado em Administração pela FVG de Brasília. Foi executivo do Serpro em Brasília por 9 anos e consultor Senior da Alexander Proudfoot Company de São Paulo.

Editor do site www.quebrandobarreiras.com.br voltado para a área de recursos humanos, administração e negócios. Email: [email protected]

Imagem: freeimagesm.com/Stig Andersen

Informações do Autor

Ernesto Berg

Consultor de empresas, professor, palestrante, articulista, autor de 18 livros, especialista em desenvolvimento organizacional, negociação, gestão do tempo, criatividade na tomada de decisão, administração de conflitos.  Graduado em Administração e Sociologia,  Pós-graduado em Administração pela FVG de Brasília. Foi executivo do Serpro em Brasília por 10 anos e consultor Senior da Alexander Proudfoot Company de São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *