Colesterol: o guia definitivo para manter os limites corretos

O colesterol é um gordura produzida pelo próprio organismo e tem como função a formação da membrana de diversas celular, formação da bile, síntese de hormônios, precursor da vitamina D, entre outras. Ou seja, inegável é a sua importância para o bom funcionamento do organismo.
Ele foi dividido em duas espécies, o colesterol “bom” e o “ruim”. O colesterol bom é chamado de HDL e o colesterol ruim é o chamado de LDL ou VLDL.

Hoje, muitas pessoas sofrem com problemas de saúde relacionados as quantidades de colesterol no organismo, e muito se tem dito a respeito do assunto por médicos e especialistas. Diariamente se descobrem novos alimentos, medicamentos e alternativas terapêuticas para quem tem problemas de saúde relacionados ao colesterol.

O excesso de colesterol ruim está atrelado principalmente às doenças cardiovasculares e pode ser controlado principalmente através da alimentação.

Selecionamos uma lista dos principais alimentos que devem ser incluídos na sua dieta para melhorar taxas de colesterol :

Alimentos que reduzem o colesterol: – Peixes – ricos em ômega 3 como salmão, atum e bacalhau.

– Soja e derivados – rica em vitamina E.

– Tomate – rico em licopeno, que também esta associado a prevenção do câncer de próstata.

– Chia – rica em fibras e ômega 3, é ótima para a saúde.

– Frutas Cítricas – ricas em fibras solúveis e vitamina C.

– Nozes – ricas em gorduras saudáveis (só não podem ser consumidas em excesso).

– Frutas vermelhas – ricas em antioxidantes.

– Quinua – rica em fibras e saponina.

– Linhaça – rica em ômega 3 e ácido linoléico.

– Alho – rica em saponina.

– Uva  – rica em resveratol.

– Cebola – tem também ação anti-inflamatória.

– Feijão – Rico em fibras solúveis.

– Abacate – rico em ácido oléico.

– Aveia – rica em fibras.

Se você quer controlar o colesterol deve manter distância de alimentos fritos, embutidos (salsicha, bacon), chocolate e bebidas achocolatadas, biscoitos industrializados,leite integral, caldo de carne, leite condensado, queijos amarelos, creme de leite, sorvete, miolos de porco, fígado de porco e de boi, carne vermelha, manteiga, ente outros da mesma linha.

DICA: Receita deliciosa para controle de colesterol

Panqueca de Cereais

INGREDIENTES:
– 5 colheres de sopa de farinha de trigo integral fina
– 3 colheres de sopa de farinha de aveia
– 2 colheres de sopa de gérmen de trigo tostado
– 1 colher de sobremesa de óleo
– 1 pitada de sal moído iodado marinho

MODO DE PREPARO:
Misturar o gérmen à farinha, coloque a aveia e vá acrescentando aos poucos 1 copo de água; mexer até obter um mingau ralo e homogêneo. Untar uma frigideira antiaderente com óleo, esquentando em fogo médio; despejar a massa com uma colher, espalhando-a pela superfície da frigideira. Dourar os dois lados e enrolar. Servir com pasta de maçã, geléias, mel, queijo, etc.

 

 

Crédito foto: Flickr/com/TatianeCarolina

Informações do Autor

Ana Paula Venturella

Redatora do Grupo Dom7.

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