Coletiva de imprensa: em quais momentos ela é necessária?

O trabalho de assessoria de imprensa conta com inúmeras ferramentas para a sua realização, por exemplo, o release e a coletiva de imprensa. O release é uma alternativa curta, direta, com a qual o assessor pode entrar em contato diretamente com o jornalista para divulgar seu cliente. Já a coletiva de imprensa é um evento amplo, da qual participam muitos jornalistas de diversos veículos, pois visa informar de forma imediata o maior número de veículos de comunicação possível.

As coletivas de imprensa são cercadas por um ar de grandiosidade, que reflete sua importância e contribui para sua presença no imaginário popular, aparecendo sempre em filmes e novelas em momentos de crises e de anúncios polêmicos. Mas, você sabe para que serve uma coletiva de imprensa?

REALIZAR COMUNICADOS OFICIAIS EM MOMENTOS DE CRISE
Quando ocorre alguma crise ou grande conquista, seja qual for o segmento da entidade, a imprensa fica sedenta por informações. Nessa situação, as assessorias de imprensa organizam uma coletiva para atender a todos os jornalistas de forma oficial, evitando distorções nas informações divulgadas.

GERAR NOTÍCIAS
As coletivas de imprensa são fundamentais para alimentar os noticiários e demais programas que cobrem desde economia e política até futebol e entretenimento. As coletivas oferecem destaque a determinados assuntos, despertando o interesse da audiência.

INICIAR UMA CAMPANHA
Por meio da coletiva de imprensa também é possível iniciar uma campanha social ou publicitária para a imprensa. Uma ideia interessante divulgada para toda a imprensa atrairá a atenção de todos os veículos e, consequentemente do público. Além disso, com a entrevista coletiva, os falsos rumores sobre as ações desenvolvidas pela campanha serão evitados.

*Nancy Assad – especialista em comunicação estratégica e marketing. É jornalista, pós-graduada em Marketing pela FGV. É autora dos livros: “Media Training – Comunicação Eficaz com a Imprensa e a Sociedade” – Editora Gente 2009 e “As Cinco Fases da Comunicação para Gestão de Mudanças – Como aplicar Conhecimento na Sustentabilidade Corporativa” – Editora Saraiva 2010.

 Crédito imagem: http://www.freedigitalphotos.net/heelamohan

Informações do Autor

Nancy Assad

Ainda sem descrição

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *