Como fazer uma Comunicação Integrada de Marketing no seu negócio?

Muitos amigos e empresários me fazem perguntas extremamente semelhantes, sempre querendo saber como fazer uma comunicação integrada de marketing em seus negócios. Respondo de uma única maneira.
 
“Alessandro, estou com dificuldades em divulgar minha empresa. Já gastei muito dinheiro com panfletagem e até agora nada. O que devo fazer?”
A resposta é muito simples, basta seguir uma rigorosa sequencia de técnicas de comunicação integrada e atingirá seus objetivos.
O Marketing possui muitas ferramentas estratégicas para diversos tipos de empresas, entretanto, para aqueles que desconhecem a área, devem saber ao menos os famosos 4 P’s, isto é, o composto de Marketing. Esse composto se divide em quatro grupos, tais como, produtos, preço, praça e promoção. Como estamos falando de comunicação, me atentarei ao último dos P’s, a promoção.
Basicamente, a comunicação integrada pode ser trabalhada com seis ferramentas. Veja abaixo cada uma delas:
1 – Venda Pessoal: É uma das mais eficientes formas de auferir receitas (conseguir faturamento). Para entender melhor, podemos dizer que venda pessoal é quando há o contato do vendedor com o comprador, seja por meio de telefone ou pessoalmente. 
É considerado um dos mais eficientes meios de comunicação, pelo simples fato fornecer o feedback com mais detalhes e com mais agilidade. 
2 – Propaganda: A propaganda é considerada uma ferramenta paga e trabalha com a persuasão, informação ou lembrança. Por ser criada pela empresa que divulga, pode veicular a informação que lhe for mais conveniente.
A grande vantagem, é poder atingir o maior número de pessoas possível ao mesmo tempo e com o mesmo investimento. A propaganda tem um caráter impessoal. O panfleto citado no inicio, se enquadra aqui, em propaganda.
3 – Promoção de Vendas: Essa ferramenta é muito utilizada para influência na decisão de compra. Ela insinua que o consumidor alcançará algum benefício na aquisição de algum bem ou serviço. É uma estratégia muito utilizadas por empresas com pouco giro de estoque ou para aqueles produtos específicos, com pouca saída de venda. 
Exemplos: “Pague 1 leve 2”, “Compre e ganhe”, “Esse preço, só hoje”, “Na compra deste produto, mais R$ x,xx, leve este outro”, entre muitas outras.
4 – Marketing Direto: Essa ferramenta só deve ser feita mediante definição e pesquisa do público-alvo. Após escolher quem será seu cliente, pesquise faixa de idade, sexo, bairro, etc. Com essas informações, poderá saber onde encontrar os mesmos e assim direcionar sua campanha com: Mala direta personalizada, catálogos, brindes, convites e etc. Não é considerado o meio mais barato de comunicação, porém é bastante eficiente.
5 – Relações Públicas: A função desta ferramenta é a de criar canais complementares de grande importância, para poder se relacionar com seu público. Com o advento da internet, podemos abrir muitos leques para comunicação, tais como por meio de: E-mail, telefone, celular, whatsapp, skype, redes sociais, correio, entre outros.
6 – Marketing Digital: É todo e qualquer tipo de comunicação veiculada por intermédio da internet. É muito usado por grandes empresas, mas devem ser tratadas com carinho por outras organizações de menor proporção, principalmente quando o assunto for redes sociais.

Alessandro Fabricio

Mercadólogo, Colunista e Empresário
 
Fone: (15) 99621-1089
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