Como garantir o sucesso da sua estratégia de marketing de conteúdo

Content Marketing ou Marketing de Conteúdo é uma estratégia de comunicação que visa gerar resultados positivos por meio da elaboração e divulgação de conteúdos relevantes ao público-alvo da empresa. A estratégia está ganhando cada vez mais credibilidade nos departamentos de comunicação das organizações, mas, por ainda ser uma novidade para muitos, alguns erros podem ser cometidos durante a sua implantação. Para evitar gafes na produção de conteúdo para sites, blogs e redes sociais, preparei uma lista com os três erros mais comuns do Content Marketing para que você e sua empresa passem bem longe deles. De quebra, você vai entender como garantir o sucesso da sua estratégia de marketing de conteúdo.

1. Propaganda disfarçada de conteúdo não dá.
O principal objetivo do Marketing de Conteúdo é, a partir da atuação da empresa, produzir, organizar e publicar conteúdo relevante ao público-alvo para fortalecer a sua marca, e assim possa se tornar um cliente em potencial. A propaganda tem como único objetivo concretizar uma venda, sem a intenção de divulgar informações. Ao veicular uma propaganda disfarçada de conteúdo você está tentando enganar o leitor e, com isso, destruindo a reputação da sua empresa.

 2. Publicar release e notícias em um blog não é fazer Content Markerting
O blog é uma excelente ferramenta, pois permite flexibilizar a linguagem utilizada e aumentar a aproximação do público-alvo por meio da publicação de conteúdos estratégicos e socialmente relevantes. Mas, muitas empresas utilizam esse meio de comunicação para simplesmente divulgar releases sobre si e notícias extraídas diretamente de jornais. Essa prática é condenável, pois não há a adequação da linguagem para o canal visando aproximação com o público, nem a divulgação de conteúdos exclusivos, que além de agradarem aos leitores, melhoram a colocação da página no ranqueamento de busca do Google.

3. Sem público-alvo o content marketing não acontece.
Para estruturar a estratégia de Marketing de Conteúdo dentro de um plano de comunicação é preciso, em primeiro lugar, definir seu público-alvo. Devido à variedade de canais disponíveis para divulgação de conteúdo é necessário saber como e para quem você deseja direcionar as informações. Para isso, deve-se definir a persona, a “cara” que representa seu leitor, ao criar a persona a comunicação com seu público se tornará mais direta e estratégica.

*Nancy Assad – especialista em comunicação estratégica e marketing. É jornalista, pós-graduada em Marketing pela FGV. É autora dos livros: “Media Training – Comunicação Eficaz com a Imprensa e a Sociedade” – Editora Gente 2009 e “As Cinco Fases da Comunicação para Gestão de Mudanças – Como aplicar Conhecimento na Sustentabilidade Corporativa” – Editora Saraiva 2010.

Crédito imagem: http://www.freedigitalphotos.net/keawpiko

Informações do Autor

Nancy Assad

Ainda sem descrição

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *