Como melhorar a qualidade das conversas no dia a dia?

Mais do que técnicas que visam dizer a coisa certa para influenciar outras pessoas, a renomada escola de Londres, The School of Life, elenca 6 dicas para melhorarmos a qualidade das conversas, isto é, como tirar mais proveito durante o processo de comunicação.

Veja cada uma delas:

1) Curiosidade sobre estranhos – expanda seus horizontes, conversando com pessoas que você não conhece. Procure buscar diariamente novos contatos. Não porque você espera algo deles, mas porque você deseja abrir sua mente para novas possibilidades. Este pequeno gesto poderá lhe trazer grandes resultados.

2) Tire suas máscaras – sempre que possível, seja mais pessoal e honesto durante a sua conversa. Não tenha medo de se sentir vulnerável.

3) Desenvolva a empatia – com ela, você passa a ver o mundo por um novo ângulo e com um novo olhar. Você se permite não apenas escutar, mas entender outros pontos de vistas diferentes dos seus.

4) Não dê importância aos “títulos de trabalho” – “gerente”, “supervisor”, “ator”. Não assuma que o cargo de uma pessoa reflita quem ela realmente é. Durante uma conversa, ao invés de perguntar “o que você faz?” pergunte “quem é você?” ou “quem você gostaria de ser?”

5) Transforme suas conversas em uma aventura – faça perguntas que nunca foram feitas a você. Por exemplo: “qual é a origem do seu nome?” ou “qual a situação mais difícil que já enfrentou e como conseguiu solucioná-la?” Você conhecerá fatos interessantes de pessoas que jamais imaginou e mostrará interesse sobre o outro.

6) Tenha coragem – pare de adiar aquelas conversas difíceis com seus filhos, sua esposa ou marido, seu chefe ou seu subordinado. Resolva agora o que já era para ter sido resolvido há algum tempo.

Como vemos, melhoramos a qualidade das nossas conversas quando pensamos no outro e somos honestos conosco e em nossas atitudes.

 

Crédito foto: freedigitalphotos.net/artur84

Informações do Autor

Denise de Moura

Ainda sem descrição

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *