Como aprender a ter foco e consequentemente ser mais produtivo

Uma cena cada vez mais comum é encontrar pessoas envolvidas em muitas atividades sem saber, entretanto, qual deveria executar ou concluir primeiro. Quem não conhece alguém que começa a fazer algo e, sem ao menos perceber, está ocupado em outras coisas menos importante? Manter a concentração naquilo que é primordial é o grande desafio dos profissionais na era da informação. O trabalho vem sofrendo grandes transformações, e o foco é parte essencial disso.

Atualmente, é muito diferente de como era feito no começo do século XX, na era industrial, cujos processos eram bem definidos e cada trabalhador sabia exatamente a tarefa a ser realizada. Na era da informação, já não é acontece o mesmo, deixaram de existir limites para o trabalho que, para muitos, está cada vez mais diluído em vários projetos. É o indivíduo fazendo muitas coisas e ao tentar resolver tudo ao mesmo tempo, fica confuso sobre o que e como fazer, levando-o a desorganização, a procrastinação, a falta de tempo e a improdutividade. A vida parece não ter mais resultados positivos e a pessoa tem a sensação de que está vivendo não para si, não para satisfazer seus interesses e sonhos, mas para os outros ou escravo das circunstâncias. Conseqüentemente, vive frustrada.

Para mudar isto, é preciso foco.

O que é foco? Foco é concentrar esforços, energia e recursos somente naquilo que é importante e uma coisa de cada vez. Por isso, o foco envolve também estabelecer prioridades. Ajuda economizar tempo e ser mais produtivo, pois a pessoa, ao fazer uma coisa de cada vez, dentro de um critério de importância, consegue concluir as tarefas mais rapidamente, e acelerar o alcance de metas.

O processo de Coaching ajuda a pessoa canalizar toda a sua atenção para objetivos claros e específicos, sem desviar o caminho, sendo uma importante ferramenta para aqueles que sempre se distraem e não alcançam resultados esperados em sua vida, tanto pessoal como profissional.

Estar constantemente ocupado com muitas tarefas não é sinônimo de realização ou produtividade. É preciso focar na atividade que está fazendo e que garantirá o resultado.

E, o que fazer para ter e manter o foco?

1) Estabeleça metas claras e específicas. Se você não sabe ao certo o que quer, tudo o que vier a fazer não terá sentido ou propósito. Daí, você é facilmente distraído por outras coisas igualmente sem importância. E as metas também precisam ser diárias, ou seja, você precisa saber o que é importante fazer durante o dia. Planeje-se e passe a colocar no papel os objetivos, com um mapa de suas tarefas o caminho fica mais claro e você não se perde.

2) Priorize o que é mais importante e estabeleça uma ordem. Não temos apenas um objetivo ou um desafio por dia. É importante estabelecer prioridade. Priorizar significa escolher o que é mais importante e urgente. Lembre-se, é preciso sempre estar bem claro: “por que estou fazendo isto?”.

3) Esforce-se e concentre toda sua atenção na tarefa. Não tente fazer duas coisas ao mesmo tempo! Se você estabelecer uma prioridade sem se valer dela, não conseguirá ter a concentração necessária e o resultado será insatisfatório. Evite interrupções pessoais desnecessárias.

Quer melhorar seus resultados? O segredo do sucesso é aprender a criar foco.

Crédito foto: freedigitalphotos.net/nuttakit

Informações do Autor

Coach Hamilton Mitsumune

Ainda sem descrição

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *