Comprador: que habilidades preciso ter para desempenhar essa função?

Em função do dia do Comprador, comemorado no dia 19 de Setembro, muitas pessoas me perguntaram sobre os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para atuar nesta função.

Começo destacando que a área de compras é uma área estratégica e, sendo assim, as organizações demandam por profissionais cada vez mais qualificados.

As principais atividades que os compradores realizam são:

  • Trabalhar em conjunto com as demais áreas da empresa, visando o desenvolvimento das especificações dos itens usados, bem como buscar junto a estas áreas, uma padronização dos itens usados;
  • Estar em contato rotineiro com o mercado, visando entender o cenário econômico, bem como as alternativas de fornecimento disponíveis;
  • Estar em contato com as áreas de compras de outras empresas é uma atitude muito proveitosa, pois através deste contato, ocorrerão trocas de experiências que podem auxiliar na soluções de problemas e na busca de alternativas;
  • Selecionar, desenvolver  e avaliar fornecedores;
  • Receber as requisições de compra, fazendo uma análise detalhada junto aos requisitantes, das quantidades e das reais necessidades do item requisitado. Neste momento, o comprador, após entender a demanda, pode junto com o requisitante encontrar soluções diferentes para a demanda solicitada;
  • Atuar em projetos de melhoria contínua visando proporcionar a organização melhores condições em termos de preço e níveis de serviço ofertados;

As habilidades do comprador são muitas. Destaco aqui algumas como:

  • Negociações internas e externas;
  • Raciocínio lógico e matemático;
  • Relacionamento interpessoal;
  • Desenvolvimento de fornecedores;
  • Desenvolvimento de trabalho em equipe;
  • Uso de tecnologias e ferramentas computacionais;
  • Facilidade de comunicação com clientes internos e fornecedores;
  • Planejar, organizar e monitorar informações e resultados esperados;

Complementam ainda o perfil deste profissional conhecimentos e atitudes como:

  • Ter iniciativa e ser pró-ativo;
  • Pautar suas relações sob o prisma da ética;
  • Manter-se sempre atento as oportunidades de melhorias;
  • Manter-se atualizado em relação as novas fontes de fornecimento;
  • Ser ágil quanto as necessidades de mudança decorrentes da estratégia da empresa;
  • Manter senso de responsabilidade e objetividade durante os processos de compras;
  • Manter o equilíbrio emocional para trabalhar em momentos de pressão (interna e externa);
  • Manter-se atualizado em relação as oportunidades do uso da tecnologia nos processos de compras;

Vale ainda destacar que, o comprador (prefiro chamar de gestor de compras), deve assegurar que o item requisitado, será adquirido dentro das melhores condições comerciais e logísticas, e que o mesmo será recebido na quantidade certa, na data correta e dentro das especificações definidas.

A missão deste profissional não se encerra ao concluir a negociação do pedido com o fornecedor. Sua missão continua até o momento em que o item solicitado é entregue ao requisitante e este após o uso do mesmo, atesta que o mesmo atendeu as suas necessidades (especificadas).

Concluo desejando um feliz dia do comprador, para todos os profissionais que atuam nesta estratégica e desafiadora área!!

 

Texto por: Hélio Meirim, CEO da HRM Logística consultora & treinamento, tendo atuado, por mais de 20 anos, no Brasil e no exterior, em cargos executivos de empresas nacionais e multinacionais nos segmentos de Operadores Logísticos, Transportadores, Varejo, E-Commerce, Indústria Farmacêutica, Alimentícia, Siderúrgica, Química e Agrobusiness. Coordena a comissão de logística do Conselho Regional de Administração – RJ, é professor, escritor e palestrante. Contatos: [email protected] – www.hrmlogistica.com.br. 
Imagem: Alan Levine

Informações do Autor

Bruna Borgheti

Jornalista formada pelo Bom Jesus/Ielusc, de Joinville-SC, é acadêmica do curso de Letras da UniCesumar. À frente da redação das publicações do Grupo Dom7, faz a edição e curadoria de conteúdo do site e já teve suas aventuras pelo mundo corporativo, mas gosta mesmo é de um documento de Word em branco. Tem sugestões pra dar? É ela que você está procurando. Entre em contato pelo [email protected]

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