As três etapas para alcançar uma comunicação interna eficaz

A comunicação interna tem como objetivo melhorar o clima organizacional e auxiliar no crescimento profissional e pessoal dos colaboradores. Com isso, ela se revela uma importante ferramenta para impulsionar o crescimento da organização.

Essas campanhas visam mobilizar os colaboradores de uma empresa para que, de modo geral, superem suas dificuldades profissionais e alcancem seus objetivos por meio da maior integração e comunicação no convívio corporativo. Além disso, esse tipo de ação auxilia para melhorar o clima organizacional.

Uma campanha de comunicação interna eficaz deve conscientizar seus colaboradores da história da empresa, do momento que a organização vive no mercado e de como ele pode contribuir para o sucesso de todos. O projeto de comunicação interna tem que comtemplar iniciativas de incentivo à carreira e dar suporte para que os profissionais possam se aprimorar. Mas, o sucesso da empresa e do colaborador só é possível se existir motivação, a terceira etapa essencial de uma campanha de comunicação interna de sucesso. Afinal, um profissional motivado quer crescer junto da empresa na qual trabalha.

Os projetos desenvolvidos pelos departamentos da empresa devem estar sincronizados para trazer resultados semelhantes a todas as áreas envolvidas e devem levar à constituição de um processo de trabalho que aumente o rendimento de cada setor visando às metas da organização. A formação desses processos de trabalho é realizada por meio de atividades educacionais, como palestras, cursos e materiais didáticos que motivem os colaboradores a mudarem a sua postura corporativa objetivando crescimento. As ações de convívio e integração também auxiliam no alcance dos objetivos.

Por meio dessas três etapas: conscientizar, incentivar e motivar, a campanha de comunicação interna é implantada com eficiência na cultura organizacional da empresa, mobilizando todos os colaboradores a trilharem um caminho assertivo rumo aos resultados desejados pela organização.

*Nancy Assad – especialista em comunicação estratégica e marketing. É jornalista, pós-graduada em Marketing pela FGV. É autora dos livros: “Media Training – Comunicação Eficaz com a Imprensa e a Sociedade” – Editora Gente 2009 e “As Cinco Fases da Comunicação para Gestão de Mudanças – Como aplicar Conhecimento na Sustentabilidade Corporativa” – Editora Saraiva 2010. 

Crédito imagem: http://www.freedigitalphotos.net/

Informações do Autor

Nancy Assad

Ainda sem descrição

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *