Como controlar suas finanças pode ser a chave da sua vida

Ter controle sobre suas finanças significa ter condições de melhorar uma situação difícil (dívida), aumentar o ganho obtido em cada mês, ter mais poder de investimento e, consequentemente, mais qualidade de vida. Tão importante como saber quanto se ganha é ter consciência plena do quanto se gasta. Nesse sentido destaco o papel fundamental de planejar o orçamento para se atingir o tão desejado equilíbrio financeiro. Vale lembrar que, quando falo em EQUILÍBRIO, me refiro a uma maneira consciente de utilização do dinheiro, independente da finalidade na qual ele esteja sendo empregado. Isto evita o uso de recursos de terceiros (cheque especial, rotativo do cartão, empréstimo pessoal e etc) para o gerenciamento de nossas vidas. Uma vida financeira equilibrada permite custear:

Despesas fixas: São aqueles gastos que possuem o mesmo valor todos os meses.

Despesas variáveis: São despesas também de frequência mensal, mas que podemos tentar reduzir.

Despesas eventuais: São despesas que ocorrem de maneira eventual, mas precisamos estar preparados para quando acontecerem. Se possível, o ideal é realizar uma reserva (provisionamento) mensal para gastos eventuais e emergências.

Despesas adicionais: Gastos que não acontecem todos os meses, mas são frequentes. Normalmente, quando não há um controle/equilíbrio financeiro, são os mais que impactam o orçamento pessoal.

Vejam, falei de quatro importantes grupos de despesas que todas as pessoas que recebem algum rendimento e pagam contam possuem. Na prática, se tornam um ‘bolo’ só, pois saem todos do mesmo bolso, não é mesmo?! É exatamente onde nos perdemos e corremos para o cheque especial ou então nos sobra menos do que poderia sobrar. Recomendo fortemente que conheçam todas as suas despesas de cada um desses grupos, pois dessa forma será possível medir a altura do voo a ser alçado. Ter controle não significa deixar de tomar um cafezinho, comer uma pizza, consumir, comprar… A natureza segue caminhando em passos, não em saltos. Tão importante como saber quanto se ganha é ter consciência plena do quanto se gasta. Aos interessados, elaborei uma PLANILHA DE ORÇAMENTO PESSOAL, para ajudar no controle, planejamento e melhor utilização do dinheiro. Utilize-a e faça simulações, altere os valores das despesas, elimine alguns gastos e veja como podemos maximizar os resultados (sobras de $$) sem perder em qualidade de vida. $ dinheiro sobrando = Mais poder para realizar investimentos e acumular riqueza.

Basta entrar em contato através dos canais abaixo que enviarei a planilha.

Um forte abraço,

Victor Marques

Consultoria e Treinamentos.

www.twitter.com/sobrefinancas  

[email protected]

 

Crédito foto: Nuttakit/FreeDigitalPhotos.net

Informações do Autor

Victor Marques

Ainda sem descrição

1 Comentário
  1. joao petroni

    25 de junho de 2014 de 10:59

    gostei dos artigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *