Orgulho local: Corupá tem nível de desmatamento quase zero

Os dados sobre desmatamento são da SOS Mata Atlântica e do INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. O município de Corupá compreende uma área total de 404,48km², sendo que 49,3% (praticamente metade do município) desta área são de Mata Atlântica, ou 19.943 hectares. Em comparação, o equivalente a mil estádios de futebol do Maracanã.

Os dados são originados do Atlas de Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, projeto que gera relatórios anuais sobre o estado de conservação da floresta. O monitoramento é feito desde 1990 através de uma parceria da SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o INPE, com execução técnica da Arcplan.

Além de mapear os remanescentes da Mata Atlântica em seu domínio original (1,3 milhão de km² em 17 estados da federação) o Atlas calcula as taxas de desmatamento e regeneração da mata nativa. Desta forma é possível acompanhar a evolução anual da perda e da conservação das florestas.

No ranking de preservação entre os municípios da Amvali, Corupá com seus 49,30% de área preservada, está em segundo lugar. Schroeder em primeiro aparece com 56,46%, seguidos de Jaraguá com 44,07%; Massaranduba 31,08%; Guaramirim 21,26%; São João do Itaperiú 3,92% e Barra Velha com 2,22%.

O município de Corupá através da secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente vem desenvolvendo um trabalho especifico de conscientização junto ao produtor rural, no que diz respeito à preservação, com isso, Corupá tem hoje praticamente ZERO de desmatamento, segundo o levantamento.

Texto: Imprensa Prefeitura de Corupá/SOS Mata Atlântica/A Gazeta de São Bento do Sul
Crédito foto: Divulgação/Portal de Turismo de Corupá

Informações do Autor

Bruna Borgheti

Jornalista formada pelo Bom Jesus/Ielusc, de Joinville-SC, é acadêmica do curso de Letras da UniCesumar. À frente da redação das publicações do Grupo Dom7, faz a edição e curadoria de conteúdo do site e já teve suas aventuras pelo mundo corporativo, mas gosta mesmo é de um documento de Word em branco.
Tem sugestões pra dar? É ela que você está procurando. Entre em contato pelo [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *