Muito além da gasolina: Afinal, quanto custa manter um carro?

Sonho de consumo de muitas pessoas, especialmente dos jovens, o carro é comumente associado à liberdade e a autonomia. Muita gente fala que é como ter um filho – algo que não se pode comparar em relação ao carinho, mas sim em relação às despesas. Portanto, antes de comprar, é muito importante considerar quanto custa manter um carro.

Muitos dos que ainda não têm pensam apenas na prestação a ser paga, enquanto muitos dos que já têm pensam que o gasto se resume ao combustível. Aí estão as armadilhas: é preciso ter consciência sobre as diversas despesas envolvidas.

As básicas são: prestações, seguro, combustível, manutenção, IPVA, licenciamento, lavagens windowslearner.com e, até mesmo, possíveis multas.

Quem já possui um carro quitado só deve tirar dessa lista as prestações. Mesmo assim, verá que a despesa total chegará, em média, a 2% do valor do carro.

Dessa forma, a manutenção de um veículo de 20 mil reais, por exemplo, tem um custo de aproximadamente 400 reais mensais. Esse é o cálculo que você precisa fazer antes de ir até a concessionária fechar negócio.

Quero comprar um carro. Será que tenho condições financeiras?

Para saber se esse é realmente o momento certo de comprometer a sua renda com essa compra, saiba, primeiro, em qual situação financeira você se encontra: endividado, equilibrado financeiramente ou poupador.

Os que se encaixam na primeira situação devem evitar ao máximo comprar um veículo, pois o importante, nesse momento, é quitar as dívidas e não entrar em mais uma. Se possuir um carro for uma vontade grande, ele deve entrar na lista dos sonhos, a ser adquirido no médio ou longo prazo. Quem está financeiramente equilibrado, ainda assim precisa ficar atento.

Se você já possui um veículo, precisa avaliar as vantagens e desvantagens de ter outro, até porque adquirir um automóvel não é investimento – já que, logo que sai da windowslearner concessionária, o carro sofre, em média, 10% de desvalorização.

Agora que você sabe o que envolve manter um veículo, decida com sabedoria 😉

Texto: Reinaldo Domingos/DSOP Educação Financeira



                                                                                                               Publicidade
Informações do Autor

Bruna Borgheti

Jornalista formada pelo Bom Jesus/Ielusc, de Joinville-SC, é acadêmica do curso de Letras da UniCesumar. À frente da redação das publicações do Grupo Dom7, faz a edição e curadoria de conteúdo do site e já teve suas aventuras pelo mundo corporativo, mas gosta mesmo é de um documento de Word em branco. Tem sugestões pra dar? É ela que você está procurando. Entre em contato pelo redacao2@dom7.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *