Entrevista: Os Desafios de ser administrador na atual economia

Ser Administrador é uma vocação que precisa ser desenvolvida por aqueles que querem fazer diferença, não só na sua vida, mas na sociedade como um todo. Seja você o Administrador de uma multinacional, de uma pequena empresa familiar ou de uma ONG, dia 9 de setembro é o momento de comemorar o importante trabalho que você desenvolve.

Por isso, chamamos o Administrador e Palestrante, Marcelo de Elias, para falar um pouco sobre a carreira e os desafios em tempos de mudanças. Confira aqui!

.

1. Quais os desafios de administrar na atualidade?

Os principais desafios tem a ver com as mudanças que o mundo passa. Lidar com as incertas do mundo talvez seja um dos maiores desafios da Administração. O mundo, antigamente, nos dava respostas tão imediatas, porém tão duradouras, que nos trazia com mais certeza quais caminhos seguir e as decisões tomadas faziam com que os modelos se perpetuassem por muito tempo. Hoje, as respostas que o mundo nos pede são mais complexas e, mesmo ao encontrá-las, elas não serão duradouras. Então, lidar com as incertezas e as mudanças radicais é um grande desafio. Por isso o Administrador precisa aprender com o novo! Ou seja, o mundo de hoje não precisa mais de gestores que preservem, mas sim de gestores que inovem. E para inovar precisamos aprender sempre.

.

2. A regra básica da Administração consiste em “Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar”. Como o Administrador deve lidar em um cenário onde o mercado, a economia e a política estão em constante mudança?

Acredito que nos dias de hoje, poderia complementar este conceito para um bom Administrador.

Eu trocaria o PLANEJAR por IDENTIFICAR AS OPORTUNIDADES PARA PLANEJAR. O planejamento, por si só, não basta. Nós precisamos planejar, mas com base em algo novo. Identificar oportunidades e, ao planejar, fazer aquilo acontecer de um jeito realmente inovador.

Eu trocaria o ORGANIZAR por ESTRUTURAR. Os gestores da atualidade precisam estruturar as empresas, pensar em novas arquiteturas organizacionais para que aquele estrutura tradicional dê espaço para uma estrutura em rede em que as pessoas se relacionam e participam de uma forma autônoma sobre suas responsabilidades.

Eu trocaria urgentemente a palavra DIRIGIR por INSPIRAR. Os Administradores precisam liderar e inspirar as pessoas para os resultados.

E mudaria o CONTROLAR por MEDIR E APRENDER COM OS RESULTADOS. É preciso acompanhar os resultados para aprender rapidamente e reinventar o que for preciso.

De uma forma resumida, penso que o conceito da Administração moderna deveria ser: Identificar as oportunidades para planejar, estruturar uma nova arquitetura organizacional, liderar e inspirar as pessoas e medir os resultados para aprender.

.

3. Quais são as principais competências que devo possuir para ser Administrador?

Muitas competências novas fazem a diferença, além das tradicionais, como ser resiliente, saber trabalhar em equipe, ser um bom tomador de decisão.

Inovar: o gestor precisa inovar, não sozinho, mas com outras pessoas.

Liderar: a liderança, hoje, não significa ser chefe, em que as pessoas cumprem o que ele manda. Eu me refiro em liderar no sentido verdadeiro de liderar, de inspirar as pessoas para o seguir.

Empreender: o Administrador precisa empreender internamente ou até mesmo externamente, seja buscando novos negócios, seja buscando novos processos dentro de seus negócios.

Comunicar: o mundo é relacional e os bons relacionamentos se constroem com boas comunicações. Então se comunicar com o mercado e com as pessoas, buscando novas linguagens é essencial para o Administrador dos dias de hoje.

Flexibilizar: para ser Administrador é preciso ser flexível, pois o mundo muda muito rápido.

Gerir as mudanças: não basta lidar com as mudanças, mas também geri-las, ou seja, um agente para as mudanças que percebe as oportunidades, criando novos projetos de forma que transforme a organização com foco nos resultados.

Saiba mais sobre Marcelo de Elias!

Informações do Autor

Marcelo de Elias

Palestrante, professor e escritor especialista em mudanças e em gestão de pessoas. Suas palestras estão entre as mais bem avaliadas do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *