8 dicas para vencer a preguiça e mudar sua rotina

Ah, a segunda-feira! O dia mundial de “começar” – seja uma dieta, um curso, um exercício físico ou simplesmente parar de se atrasar todo santo dia. Mas diz aí, é difícil deixar a preguiça de lado ou não é? Se você já estava protelando para a segunda-feira, quando ela chega, então, dá até um desespero (pequenininho, mas dá) – ou pior, o primeiro dia até dá pra aguentar, mas na terça vai tudo por água abaixo.

Pois bem… pode parar por aí! Com as dicas que listamos a seguir, você vai conseguir treinar o seu corpo (e a sua mente) para ser mais motivado, parar de ter medo de mudança e dar o primeiro passo para alcançar suas metas. Olha só:

  1. Durma

Já pensou que a sua preguiça pode ser só falta de repouso? Por isso, sua primeira prioridade deve ser um sono de qualidade – durma pelo menos oito horas por dia, e em horários certos e definidos. Se você acordar sem sono, com a mente limpa e o corpo recuperado, já dá para evitar aquela vontade de ficar na cama o dia inteiro.

 

2. Busque inspiração

Vale qualquer coisa: pesquisar matérias na internet, procurar dicas de quem já venceu a preguiça ou seguir nas redes sociais pessoas que já vivem a vida que você deseja para você. Se cercar de bons exemplos é a melhor forma de trabalhar a sua mente e enviar a ela as mensagens corretas. Você vai ver como sua vontade de fazer logo o que anda protelando vai aumentar.

 

3. Não complique e não faça drama

Ninguém vira exemplo de vida da noite pro dia. Por isso, estabeleça metas mais realistas, e objetivos que possam ser mantidos no dia a dia – as únicas mudanças verdadeiras são as que fazemos a longo prazo. Se o seu objetivo é um corpo definido, não adianta se matar na academia para secar o abdômen em dois meses. Isso não só faz um mal danado para o seu organismo – que tem que ir do 8 ao 80 de uma hora para a outra – como também é insustentável, depois de um tempo. É melhor começar aos poucos, com 45 minutos de exercícios prazerosos que vão te dar vontade de levantar da cama e te proporcionar bons momentos.
4. Priorize

Se possível, coloque as tarefas mais chatas no início do seu dia. Depois, ao invés de protelar o dia inteiro, você está livre para se ocupar com o que te dá mais prazer 🙂

 

5. Disciplina

Dessa não dá pra fugir. Mas temos uma boa notícia: disciplina é literalmente questão de insistência. A partir do momento em que você se conscientiza de algo (isso que você quer fazer mas que a preguiça não deixa), sabe da sua importância. O próximo passo é fazer, e ponto. Se você se obriga a fazer, mesmo contra a vontade, porque sabe que é bom pra você, logo o movimento se torna natural – e vai doer bem menos assim que você começar a sentir os resultados.

E você, o que faz para vencer a preguiça? Escreva pra gente nos comentários 🙂

 

Imagem: Flickr.com/whologwhy

 

Informações do Autor

Bruna Borgheti

Jornalista formada pelo Bom Jesus/Ielusc, de Joinville-SC, é acadêmica do curso de Letras da UniCesumar. À frente da redação das publicações do Grupo Dom7, faz a edição e curadoria de conteúdo do site e já teve suas aventuras pelo mundo corporativo, mas gosta mesmo é de um documento de Word em branco. Tem sugestões pra dar? É ela que você está procurando. Entre em contato pelo [email protected]

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