Direito ao esquecimento: os problemas de um mundo super digital

Talvez já tenha ouvido falar sobre o direito ao esquecimento ou ainda não, e sequer se preocupa com isto. Deveria pelo menos saber e até um pouco se preocupar. Em 2013 já tratamos desta assunto, discorrendo sobre um julgamento do Superior Tribunal de Justiça e o direito ao esquecimento, acesse aqui. Agora, um dado real e deste mês: Até o início de Setembro, o Google recebeu mais de 120 mil pedidos de esquecimento, referindo-se a mais de 470 mil sites.

O que isto significa?

Significa que num mundo onde estamos cada vez mais conectados, cada vez mais postando em redes sociais nossas opiniões, indignações e num mundo onde atacar virtualmente empresas, personalidades e por aí a fora existe e não podemos controlar isto, o Google busca tudo isto e coloca de bandeja no buscador ao alcance de alguns cliques… Ou seja, um dia a sua empresa teve uma falha e ela foi exposta em redes sociais, etc. A falha já foi corrigida, mas se você digitar a marca da sua empresa o google vai achar artigos acerca disto, notícias, etc… Será que a penalidade nunca acaba? Sempre vai ser lembrado pelo erro, mesmo que corrigido?

Aí vem o direito a ser esquecido, quer dizer, que o Google vai esquecer as notícias sobre aquele erro, no exemplo dado.

Obviamente não é tudo que pode ser esquecido, há algumas regras para isto, tanto no Brasil como na Europa, contudo, a reflexão que fica é:

Como estou posicionado (empresa) nos buscadores? Quando digito meu nome encontro o quê? Em uma internet vasta e complexa, como quero ser localizado?

É amigo leitor… Não basta estar na internet, ter site, blog, redes sociais… Tem que estar monitorando, verificando como o consumidor da nossa empresa nos vê.

Isto faz toda diferença na hora da contratação do serviço.

#Ficaadica

____________________________________________________

Artigo escrito por Gustavo Rocha

GustavoRocha.com – Gestão e Tecnologia Estratégicas

Celular/WhatsApp/Facebook Messenger: (51) 8163.3333

Contato Integrado: [email protected] [Email, Gtalk/HangOut, Twitter, LinkedIn, Facebook, Instagram, Youtube]

Web: http://www.gustavorocha.com

Crédito imagem: freedigitalphotos.net

RELATED ITEMS
Informações do Autor

Gustavo Rocha

Ainda sem descrição

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *