EAD: Dez coisas que você precisa saber sobre Educação a Distância!

Mesmo com o crescimento no número de estudantes na modalidade a distância nos últimos anos, muitas pessoas ainda têm dúvidas se vale a pena fazer um curso EaD. Confira as respostas para as 10 dúvidas mais frequentes sobre o tema.

1. DIPLOMA EAD É VÁLIDO?

Sim. O diploma obtido em curso superior a distância vale tanto quanto o presencial e pode ser usado para comprovar a escolaridade em situações como concursos públicos, busca de emprego e ingresso em pós-graduação e mestrado. Para ter validade em todo o território nacional, qualquer diploma, seja ele
presencial ou a distância, precisa ser emitido por um curso que tenha o reconhecimento do MEC. A informação sobre a modalidade do curso (EAD ou presencial) não aparece no diploma.

2. CURSO EAD É MAIS FÁCIL DO QUE PRESENCIAL?

Não necessariamente. A diferença entre os cursos de graduação presencial e a distância está na modalidade de ensino. Ou seja, os recursos pedagógicos, o tipo de atividade e as tecnologias empregadas no processo de ensino-aprendizagem. Se compararmos a mesma graduação, tanto na modalidade presencial como em EaD, o programa de disciplinas respeita as mesmas diretrizes curriculares e trata dos mesmos temas. Há pessoas que se adaptam melhor ao EaD e outras que preferem o ensino presencial. Porém, em nível de complexidade, os dois formatos de graduação são equivalentes.

3. EAD TEM PROVA?

Sim. Uma determinação do Ministério da Educação exige que os alunos dos cursos superiores a distância façam, ao menos, uma avaliação presencial no polo no qual está matriculado.

4. NA EAD O ALUNO ESTUDA SOZINHO O TEMPO TODO?

Não. Apesar de contar com algumas atividades de autoestudo, nas quais o aluno pode escolher seus horários para assistir a videoaulas, ler textos e realizar atividades on-line, os cursos superiores EaD têm uma série de momentos em que o estudante interage com os colegas, professores e tutores. Isso pode acontecer em Ambientes Virtuais de Aprendizagem, por meio da Internet, ou em encontros presenciais previstos no programa do curso. Além disso, quando o curso exige atividades de laboratório e estágios, essas atividades são realizadas de forma presencial.

5. O DIPLOMA ESPECIFICA QUE O MEU CURSO É A DISTÂNCIA?

Não. Não há nada que diferencie um documento obtido em um curso a distância ou em aulas presenciais, pois ambos têm o mesmo valor legal.

6. PRECISO SABER INFORMÁTICA PARA FAZER UM CURSO EAD?

O nível de conhecimento exigido de um aluno EaD é de nível “usuário”. Ou seja, para acessar o conteúdo, assistir às aulas e realizar as atividades propostas é necessário saber realizar tarefas simples no aparelho eletrônico escolhido (celular, computador, tablet etc), como: ligar o equipamento, navegar na internet,
digitar, usar o mouse e trabalhar com programas simples de edição de texto.

7. CURSO EAD É MAIS BARATO QUE O PRESENCIAL?

Em geral, a mensalidade de um curso EAD é mais barata em relação ao mesmo curso em formato presencial. O valor varia em função do tipo de infraestrutura necessária para cada curso. Graduações mais teóricas, como as de licenciatura, por exemplo, costumam ter mensalidades mais baixas.

8. HÁ INTERAÇÃO ENTRE ALUNO E PROFESSOR NO CURSO A DISTÂNCIA?

O aluno terá várias oportunidades de interagir com o professor tutor, por meio de fóruns de discussões, conversas on-line, e-mail ou telefone, se for necessário. O estudante também pode tirar dúvidas com o tutor presencial (profissional que oferece suporte técnico para estudantes que necessitam de apoio e com o coordenador do polo).

9. TODO ALUNO CONSEGUE ESTUDAR A DISTÂNCIA?

O estudo a distância exige autonomia, concentração e organização do aluno, que deverá organizar sua rotina para que haja tempo suficiente de dedicação ao estudo. Se tiver alguma dificuldade nesse sentido, o tutor presencial pode lhe ajudar a organizar os estudos.

10. QUAIS OS MATERIAIS DIDÁTICOS UTILIZADOS NA EAD?

O EAD utiliza material digital, que pode ser acessado pelo aluno quantas vezes ele quiser, recursos multimídia como videoaula, fóruns de discussão, chats e outros materiais de apoio. Além disso, as aulas gravadas em vídeo podem ser assistidas quantas vezes o aluno quiser. Essas fontes de estudo permitem que o conteúdo seja repassado de forma clara e objetiva. O aluno também terá acesso à biblioteca digital da Instituição.

Texto: Assessoria/CatólicaSC



                                                                                                               Publicidade
Informações do Autor

Bruna Borgheti

Jornalista formada pelo Bom Jesus/Ielusc, de Joinville-SC, é acadêmica do curso de Letras da UniCesumar. À frente da redação das publicações do Grupo Dom7, faz a edição e curadoria de conteúdo do site e já teve suas aventuras pelo mundo corporativo, mas gosta mesmo é de um documento de Word em branco. Tem sugestões pra dar? É ela que você está procurando. Entre em contato pelo [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *