Ser empreendedor ou ser empregado? Se essa é sua dúvida vamos conhecer um pouco do conceito Empreendedorismo.

Afinal o que é empreendedorismo?

É o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (Técnico, Científico ou empresarial). Tem origem no termo empreender que significa realizar fazer, fazer ou executar.

Na prática ser empreendedor é unir uma boa oportunidade de negócio com as competências de um indivíduo, ou seja, mais que um projeto ou uma ideia fantástica, a pessoa precisa estar preparado para implantar, analisando mercado, concorrentes e o mais importante um bom plano de negócios, que deve ser revisado de três em três meses no primeiro ano, de seis em seis meses no segundo e anualmente a partir do terceiro, mas plano de negócio deve ser revisado mesmo, fazer os ajustes necessários, sempre observando a movimentação do mercado, essas medidas são importantes porque segundo o IBGE, de cada 100 empresas que abrem 48 fecham em menos de três anos, para o Sebrae as principais razões para esse dado tão alarmante, estão a falta de planejamento e o descontrole na gestão.

Características de um bom Empreendedor

Para empreender é importante ter algumas características fundamentais como criatividade, não ter medo de arriscar, capacidade de trabalhar em equipe, liderar, desenvolver e motivar pessoas, ter fé (acreditar no negócio), investir com prudência, estar sempre buscando novidades e atualizações ao seu negócio e visão de futuro.

Hoje temos muitas instituições públicas e privadas que oferecem capacitação, investimentos, eventos e feiras para aqueles que querem empreender mais não sabem exatamente o que.

Como faço para começar o meu empreendimento?

O Sebrae com certeza é o principal parceiro do empreendedor proporcionando muitas vantagens como cursos, informações de como abrir o seu negócio, portais parceiros e orientações gerais, o Sebrae presta consultoria também para aqueles que já possuem o seu negócio mas precisa de uma visão profissional para fazê-lo crescer.

Existe também a Endeavor que é uma instituição que oferece apoio, informações, capacitação e participam de eventos e feiras, porém voltado ao empreendedor de Startup. Essa modalidade de negócio parte de uma ideia inovadora, algo nunca criado ou pouco explorado, que buscam novas formas de investimentos, muitas vezes podendo não ser financeiro como o exemplo das incubadoras.

Para aqueles que não têm muita prática com gestão ou marketing e tem certo receio de investir em algo novo, existem as franquias, que são empresas que possuem nome no mercado (Know-how), que apresenta uma modalidade de negócio mais segura, porém o candidato a franqueado deve se encaixar nos padrões exigidos pelo franqueador, além de investir o franqueado também tem que demonstrar algumas habilidades de empreendedorismo.

O ideal é que a pessoa interessada em empreender procure informações sobre os prós e contras de se abrir um negócio, fazer uma analise econômica financeira, pesquise sobre o negócio e principalmente capacite-se.

 

Crédito foto: www.freedigitalphotos.net/stockimages

Informações do Autor

Luciana Pamplona

Ainda sem descrição

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *