“Acredito que com a vinda da tecnologia tudo mudou. A forma como trabalhamos e trocamos informações. Porem o aprendizado ainda não conseguiu utilizar tudo que a tecnologia tem para oferecer”, defendeu Thaís Suzuki, da Geekie. A Geekie é uma empresa que aposta no ensino adaptativo e, para isso, conta com a ajuda de algoritmos para traçar o perfil dos alunos que utilizam a plataforma, da mesma forma que sites como Google, Facebook e Amazon identificam as características de seus usuários. A ideia é que a partir dessas informações o professor possa planejar a apresentação de conteúdos e exercícios que melhor se adaptem a cada estudante. Que tal sobre empreendedorismo infantil, hein?

Já para Camila Haddad, fundadora da startup Cinese, a educação hoje não forma empreendedores, pois adota um modelo que não permite que os alunos sejam protagonistas da aprendizagem e autores de sua história.  A mestre em desenvolvimento sustentável, que se considera em um momento de “desescolarização”, encontrou no crowdlearning uma opção diferente do modelo tradicional professor-aluno.  O Cinese afirma que qualquer um pode ensinar e propõe que as pessoas compartilhem seus conhecimentos por meio dos encontros promovidos pelo site. “Quanto mais gente compartilhando o que sabe, melhor”, acredita Camila. O sistema de ensino continua falho e poucas são as pessoas que desejam mudanças, é muito cômodo permanecer como está.

Alunos que por anos a fio tem em sua frente apenas a nuca de seus colegas, desenvolvem-se de forma tímida e com pouquíssimas chances de uma boa colocação no mercado de trabalho. Já que um dos principais requisitos do bom profissional é falar com eficácia.  O correto seria que todos os pais incentivassem desde pequenos a empreender.

As crianças tem sede de aprendizado só precisamos de adultos motivados a ensiná-las.

Crédito foto: freedigitalphotos.net/imagerymajestic

Informações do Autor

Tathiane Silva

Ainda sem descrição

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *