O processo de adaptação: A importância do profissional inovador

Nós, seres humanos, passamos por um longo processo de adaptação até chegar aos dias atuais. Essa capacidade excepcional é que nos tem permitido a continuidade de nossa espécie. Contudo, hoje vivemos em uma era onde as novas tecnologias e o rápido fluxo informacional exige, além da capacidade de adaptação, o aprendizado de novas habilidades. O profissional deve estar atento ao ambiente, à velocidade e ao fluxo da informação, bem como às mudanças ocorrentes no mercado etc.

Nesse sentido, a inovação e o espírito empreendedor são habilidades diferenciais que agregam aos profissionais vantagens competitivas. Luiz Serafim – Head de Marketing Corporativo da 3M Brasil – retrata em seu livro que a inovação nasce de ideias criativas que, transformada em conhecimento, torna-se projeto, patente, registro ou fórmula e, finalmente implementada com disciplina, cria valor e gera retorno aos envolvidos. Inovação também esta relacionada ao resultado do cruzamento do conhecimento adquirido e a prática do mesmo, dessa forma, inovar está intimamente ligado ao “pensar fora da caixa”. Pessoas inovadoras tem sede em buscar e conhecer assuntos de diversas áreas, em variados segmentos e estar sempre antento às novas tendências. Dessa maneira, as empresas hoje buscam profissionais criativos e inovadores. Pessoas com esse perfil geralmente são proativas, colaborativas, positivas, motivadas e focadas na resolução de problemas, com isso buscam soluções para contribuir com a execução de trabalhos, bem como, obtenção de resultados.

A importância do profissional inovador pode ser constatada no estudo realizado em diversos países pela gigante americana General Eletric – GE, que atua em múltiplos negócios. A análise pode corroborar que o principal fator para a inovação em processos e produtos são pessoas. No Brasil evidenciou-se a carência do mercado por ideias inovadoras. Dos executivos ouvidos comprovou-se a existência da preferência social pela inovação. As empresas vêm incluindo cada vez mais a inovação como prioridade estratégica e o país vem se destacando no cenário internacional com o apoio à inovação.

Nós brasileiros, devido ao processo histórico, acabamos por nos “vitimizar” cada vez mais, no entanto, a riqueza de informações e oportunidades no país é imensa. Por mais que seja incipiente, os investimentos públicos e privados em inovação têm aumentado vertiginosamente quando comparada com anos anteriores. A fabricante de aeronaves Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A.) vem se destacando com inovações como as Aeronaves da família 170/190, que ocupou um nicho de mercado inexplorado. A Petrobrás, hoje no Brasil, representa um importante Case de inovação, sendo referência e líder em exploração de petróleo em águas profundas. “Ok, mas, como posso me inserir nesse cenário?” Quando falamos sobre inovação nos remetemos a pensar nas Startups do Vale do Silício. “Mas e o Brasil?” Importantes Startups vêm surgindo no país, uma nação muito bem conhecida pela burocracia e a corrupção. No entanto, uma nova geração de jovens empreendedores vem liderando a mudança que o país precisa. Um exemplo é a Pagar.me, idealizada por Pedro Franceschi e Henrique Dubugras, que segundo a Universidade de Harvard, são responsáveis por uma das ideias mais inovadoras do mundo no segmento. Outro exemplo são os Sprays utilizados na Copa do Mundo pela FIFA, criados por um mineiro. Startups amplamente conhecidas e inovadoras, dentre outras, são a Conta Azul, a FazInova (da menina do Vale), Bel Pesce, o Buscapé etc.

Existe uma imensidão de iniciativas empreendedoras e inovadoras no nosso país onde podemos encontrar um terreno fértil para empreender inovações. A resiliência e a disposição para a mudança devem estar intrínsecas e começar no dia-a-dia em nossas atividades profissionais. Como Austin Kleon aborda em “Roube como um Artista – 10 Dicas sobre Criatividade”, trabalhar é fundamental. Desenvolver uma rotina abre campos e possibilidades para a inovação e a criatividade, então, seja inovador e comece empreendendo as mudanças onde você está hoje.

 

 Crédito imagem: freedigitalphoto.net

Informações do Autor

Rone

Ainda sem descrição

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *