4 Dicas para Empreender em Casa com Pouco Dinheiro

Em tempos de crise o número de empreendedores cresce. Infelizmente, para muitos isso não é uma questão de escolha, mas uma necessidade de aumentar suas rendas ou até mesmo sobreviver frente à falta de opções de emprego. Assim, é preciso encontrar o melhor meio de fazer isso – principalmente se você precisar empreender em casa, e com pouco dinheiro.

Com a formalização de muitos pequenos empresários através da classificação “Microempreendedor Individual” (MEI), muitas pessoas saíram da informalidade e passaram a ver seus negócios de forma mais sólida e promissora.

Se o seu sonho é começar a empreender e não tem dinheiro para investir em franquias ou grandes projetos, apresentamos aqui algumas dicas de ideias criativas para gerar uma renda extra com pouquíssimo investimento.

Opções para empreender em casa com pouco dinheiro

Fazer doces e salgados para festas

Se você é do tipo de pessoa que ama estar na cozinha, esse pode ser o combustível necessário para iniciar sua empreitada nesse segmento. Existem diversos doces que estão na moda e que são vendidos a preços elevados, como os Brigadeiros Gourmet, trufas e os bem-casados.

Se você conseguir um cliente grande, como uma fornecedora de Buffet para casamentos, seus lucros poderão ser altos.

Trabalhar como freelancer

Muitas pessoas sonham em trabalhar em casa e seguir o seu próprio ritmo. Uma ótima opção para isso é atuar como freelancer, realizando projetos pontuais para clientes fixos e sendo pago pelos resultados entregues.

Os clientes maiores solicitam nota fiscal, o que pode fazer com que você tenha que optar por se formalizar como MEI.

Existem diversos sites que aproximam empresas interessadas nesses tipos de profissionais. As principais áreas estão ligadas à internet, como design gráfico, programação, fotografia, redação e tradução.

Vendas pela internet

Nas revistas de negócios surgem a todo o momento notícias sobre jovens que se tornaram ricos em pouco tempo, através de projetos digitais. Isso pode dar a falsa sensação que ganhar dinheiro na internet é algo fácil.

Ter uma loja virtual (e-commerce) necessita de muito planejamento, assim como conhecimentos em diversas áreas como marketing e logística. Um grande diferencial para um e-commerce ter sucesso é o poder de demanda sob os fornecedores.

Caso você seja um apaixonado pela internet, adquirir esses conhecimentos e investir em um e-commerce pode ser uma ótima opção. Tenha em mente que é algo complexo focado em um planejamento maior, caso seu foco seja somente empreender em casa para ter uma pequena renda extra, opte em vender os produtos por sites de vendas, como o Mercado Livre.

Trabalhe como representante comercial

Trabalhar como representante comercial de grandes empresas como Mary Kay e Polishop, ou então em um segmento específico, pode ser algo muito lucrativo. O formato de vendas utilizado nas décadas passadas, como o porta-a-porta não é mais tão eficaz, sendo substituído através de ferramentas digitais, tais como Facebook, Blogs e Whatsapp.

Assim sendo, caso seja seu desejo ter uma renda extra revendendo tais produtos, tenha em mente que a concorrência será grande e deverá ser uma prioridade sua ser criativo e persistente.

Imagem: David Martyn Hunt

Informações do Autor

Alexandre Avila

Professor de Marketing e especialista em empreendedorismo. Já atendeu mais de 10 grandes empresas e passou por uma das agências de publicidade mais tradicionais do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *