Empreender é a melhor alternativa para superar a crise no Brasil

O cenário atual não intimidou o brasileiro. Mesmo com a crise político-econômica e a alta taxa de desemprego, o número de pessoas dispostas a arriscar e criar o próprio negócio subiu mais uma vez. Um em cada seis brasileiros em idade produtiva é empreendedor, um dos mais altos índices do mundo, na frente de países como Estados Unidos e Argentina. E empreender pode ser justamente a saída para superar a crise que o país enfrenta. 

Em 2015, André Dvox começou sua empresa justamente nesse contexto. Ele tinha a vontade, o sócio, e uma verba inicial, mas lhe faltava a ideia; o formato ideal para entrar no mercado permaneceu um mistério por algum tempo. André participou do Meeting MSD – Empreendedores de Resultado, um evento em Balneário Camboriú voltado para pessoas que querem iniciar seu próprio negócio, e descobriu, com ajuda  do palestrante Eduardo Lima, da eduK, que seu negócio deveria ser voltado para vendas recorrentes: nascia o Mentores Online.

Uma pesquisa da GEM (Global Entrepreneurship Monitor), patrocinada pelo Sebrae, mostrou que praticamente quatro em cada dez brasileiros adultos já possuem um negócio ou estão envolvidos com a criação de uma empresa. Renato Santos, há 22 anos trabalhando com o Sebrae desenvolvendo soluções de consultoria, explica que é muito importante saber quais são as características ideais na personalidade e na forma de agir de uma pessoa para que seu negócio possa dar certo. Por vezes, a melhor opção, é começar aos poucos, manter o trabalho atual, até que o negócio próprio seja capaz de sustentar as necessidades do empreendedor.

No ano passado, a taxa de empreendedorismo no país foi de 39,3%, o maior índice dos últimos 14 anos, e quase o dobro do registrado em 2002, quando era de 20,9%. O estudo da GEM também revela que 56% dos empreendedores que estão criando, ou já abriram uma empresa, ou identificaram uma oportunidade.

Outra opção, ainda, são as franquias. O setor continua crescendo e deve terminar 2016 com faturamento em torno de R$ 150 bilhões; franqueadores alegam que o mercado é menos arriscado para investimento, mas é preciso dedicação. Adir Ribeiro, que atua há mais de 20 anos com franquias e varejo, aponta que “o Brasil ocupa hoje o quarto lugar em número de marcas franqueadoras no mundo”. Ribeiro já treinou mais de 50 mil pessoas, e prestou consultoria e implantação de franquias como O Boticário, Nutty Bavarian, Chilli Beans, Óticas Carol e Kopenhaguem. 

Os primeiros passos do Empreendedor

Os momentos de crise tiram as pessoas da zona de conforto e os problemas se transformam em celeiro de criatividade para quem tem perfil empreendedor. Foi o que aconteceu com o idealizador do Meeting MSD, Geninho Goes, que empreende desde muito jovem e encontrou neste cenário uma alternativa para inspirar quem já tem o próprio negócio e quer crescer, ou para quem deseja investir.

Renato Santos, Adir Ribeiro, e outros empreendedores de sucesso vão se reunir em Balneário Camboriú para a edição 2016 do Meeting MSD – Empreendedores de Resultados. Outros nomes confirmados são Luiz Fernando Garcia, especialista em mentes empreendedoras; e Geraldo Rufino, “O Catador de Sonhos”, empresário milionário que começou como catador de latinhas.

Geninho afirma que sua ideia não é apenas realizar um evento com empreendedores de palco, mas reunir histórias reais. “Quero mostrar exemplos de quem alcançou o sucesso, criar momentos de networking e oportunidades, para que outras pessoas assim como o André, do Mentores Online, tenham o grande insight que pode mudar uma vida inteira”.

A proposta é mostrar como fazer um NEGÓCIO REAL, LUCRATIVO E VIÁVEL, que proporcione RESULTADOS FINANCEIROS e REALIZAÇÃO PESSOAL. Os ingressos podem ser adquiridos por meio do site www.meetingmsd.com.br. O evento é uma realização da BNT Feiras & Eventos, um oferecimento de Embraed Empreendimentos e conta com o apoio de Infinity Blue Resort & Spa, e Unimed.

Mais informações: Pela Fan Page @meentingmsd no Facebook. www.meetingmsd.com.br Imprensa: [email protected] Comercial: [email protected] Telefone: (47) 3367-1119

Texto e imagens: Diogo S. Campos/MSD/Reprodução

Informações do Autor

Bruna Borgheti

Jornalista formada pelo Bom Jesus/Ielusc, de Joinville-SC, é acadêmica do curso de Letras da UniCesumar. À frente da redação das publicações do Grupo Dom7, faz a edição e curadoria de conteúdo do site e já teve suas aventuras pelo mundo corporativo, mas gosta mesmo é de um documento de Word em branco. Tem sugestões pra dar? É ela que você está procurando. Entre em contato pelo [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *