Quando fala-se em Plano de Negócios muitas empresas que estão iniciando ou que já estão a bastante tempo no mercado, acreditam que esse elemento é indiferente ao seu negocio, ou seja, não há necessidade de sua realização. Porém, a cada dia que passa a realidade tem se mostrado outra bem diferente, pois a existência de um plano de negócios bem elaborado é fundamental para minimizar riscos, para elaboração e implantação de estratégias no mercado, tendo uma visão mais ampla de fornecedores, concorrentes e clientes.

Porém, a utilização dessa ferramenta às vezes é realizada de forma inadequada ou ainda de forma insuficiente, pois muitas empresas acabam pulando etapas ou deixando algumas incompletas, o que acarreta na formação de uma visão camuflada e deficiente. Para realizar um plano de negócios com 100% de eficiência as organizações precisam em primeiro lugar de uma série de informações sobre o mercado, as finanças e as operações da empresa que já estão em execução ou irão entrar em fase de execução. O principal erro cometido pela maioria das empresas na elaboração do PN é justamente na etapa de analise do mercado.

Ao abrir um negocio ou expandir um empreendimento já existe é fundamental planejamento prévio.  A sua não realização poderá acarretar em consequências praticas desastrosas. É melhor identificar os possíveis erros no papel do que deparar-se com eles na prática, onde já foram investidos recursos financeiros e tempo de trabalho. Quanto mais o empreendedor conhece seu negocio, seu mercado, suas capacidades, suas deficiências e realiza projeções financeiras para seu controle mais diferencias competitivos e subsídios ele terá para enfrentar a concorrência e conquistar clientes.

Ao realizar a elaboração de um Plano de Negócios existe uma série de erros que são comuns, entre eles podemos citar:

  • Querer escrever tudo de uma vez só;
  • Não definir bem o Negócio;
  • Errar nas Contas;
  • Não ser Realista;
  • Falta de Conhecimento do seu Público Alvo;
  • Falta de Analise dos Pontos Fortes e Fracos e ainda Oportunidades e Ameaças;
  • Confundir Fluxo de Caixa com Lucro;
  • Desviar o Foco;
  • Agir pelo Emocional;
  • Não Projetar o Tamanho do seu Mercado;
  • Fazer Previsões Absurdas;
  • Não Analisar bem a Concorrência;
  • Falta de Objetividade e Clareza;
  • Ignorar os Riscos do Negócio;
  • Falta de Esclarecimento da Função de cada Parceiro no Negócio;
  • Falta de Analise Criteriosa da Estrutura de Preço;

Enfim, para proporcionar o crescimento de qualquer empresa o Plano de Negócios é indispensável. Pois nele estarão contidas informações sobre o mercado de trabalho, finanças internas, produtos ou serviços oferecidos, concorrentes, clientes, parceiros e demais aspectos de extrema importância para qualquer empreendimento. A formalização da estratégia da organização em documento pode ajudar o empreendedor a descobrir possíveis lacunas em sua estratégia e corrigi-las ainda na fase de planejamento. Realizar um bom planejamento é o primeiro passo na busca do sucesso.

Autora: Grasielly P da Silva

Crédito imagem: freedigitalphotos.net/stockimages

RELATED ITEMS
Informações do Autor

grasielly

Ainda sem descrição

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *