O esquema de corrupção e um Titanic chamado Odebrecht

Nos últimos dias, o Brasil foi tomado por importantes revelações sobre um grande esquema de corrupção.

O grande navio navegou durante mais de uma década conduzindo partidos políticos através de seus mais importantes representantes. As águas calmas da ignorância do eleitor permitiram que a embarcação de luxo, com uma estrutura interna exemplar, dirigisse o destino da democracia brasileira.

Nas intempéries do clima, a navegação resistiu forte, decidindo o rumo da política no Brasil e permitindo que desvios exorbitantes dos cofres públicos, ocorressem com ¨normalidade¨.

Finalmente, durante o percurso, em alto mar revolto, o inesperado aconteceu: o aparecimento de um enorme iceberg como qual o navio colidiu.

As delações premiadas de empresários corruptos surpreenderam as sociedades brasileira e internacional quando a instituição política dentro do Titanic Odebrecht afundou.

É ilustrativo trazer as cenas do filme para o nosso cenário político uma vez que o cidadão realmente não consegue mais enxergar opções políticas para 2018 – ano eleitoral. Podemos denominar então de colisão fatal?

As águas sujas, aonde a política brasileira mergulhou causa-nos perplexidade e desconfiança no futuro do país. Reformas com direcionamentos duvidoso para o bem do povo e campanhas partidárias milionárias que escondem projetos contrários à vontade da sociedade civil,

5

O voto que parecia manifestar a opinião sobre a caminhada política, econômica e social do país, já não parece ser  o leme que direciona, mas sim os esquemas fraudulentos e imorais da classe política e empresarial.

São muitas questões que podemos levantar aqui, sem respostas imediatas. A nós cabe a torcida por punições justas e a apuração dos fatos com a maior transparência possível. Só assim, resgataremos alguma esperança de sobrevivência deste lamentável acidente e, sobretudo, reconquistaremos nosso poder de escolhas.

Imagem: Pexels



                                                                                                               Publicidade
Informações do Autor

Maria Rosa de Miranda Coutinho

Sou mestre em Ciências Sociais pela UFSCar e além da experiência como professora, circulo na área literária com publicações para o público infantojuvenil. Administro uma loja virtual que comercializa livros de autores da cidade de Joinville e sou membro do Conselho Municipal de Políticas Culturais da mesma cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *