Chuva de Meteoros Eta Aquáridas já está visível

Considerada pelos aficcionados pelo assunto uma das melhores Chuvas de Meteoros do ano, a Eta Aquáridas é geralmente visível entre os dias 21 de abril e 12 de maio. É que todos os anos a Terra passa pelo rastro de detritos deixados pelo famoso Cometa Halley, o que nos dá a oportunidade de observar um show de luzes no céu que, no pico da chuva – entre os dias 05 e 07 de maio, hoje, amanhã e sábado -, pode chegar a 50 meteoros por hora.

Em inglês, a chuva é chamada de “Eta Aquarids”, e é por isso que você vê tantos nomes diferentes em português: Eta Aquáridas, Eta Aquarídeas, Eta Aquarídeos e Eta Aquaridea.

Este ano, os brasileiros estão com sorte. É que, além de ela se localizar próximo à Constelação de Aquário, que fica ao sul da linha do equador,  a lua também está entrando na fase nova, o que a deixa “apagada”- assim, fica ainda mais fácil visualizar os meteoros. Então, para apreciar a chuva, o que você precisa fazer é olhar na direção da constelação de Aquário, ao Leste, em horários mais propícios – a partir das 3h da manhã. Além disso, o mais indicado é procurar um lugar menos iluminado, se possível, e dedicar pelo menos uma hora à observação, já que o olho humano leva cerca de 20 minutos para se acostumar com a escuridão. E não se preocupe se não encontrar a constelação – é só para orientar sua visão, já que os meteoros riscarão várias partes do céu.

Mesmo que o pico seja esperado para as noites dos próximos dias, as previsões apontam para a possibilidade de a chuva se estender, e até 11 de maio espera-se a ocorrência de meteoros bola de fogo – cientificamente chamados de bólidos -, que são aqueles mais brilhantes, que se originam de fragmentos maiores.

 

 
Com informações de: GaleriadoMeteorito
Imagem: JustinNg/Space.com

Informações do Autor

Bruna Borgheti

Jornalista formada pelo Bom Jesus/Ielusc, de Joinville-SC, é acadêmica do curso de Letras da UniCesumar. À frente da redação das publicações do Grupo Dom7, faz a edição e curadoria de conteúdo do site e já teve suas aventuras pelo mundo corporativo, mas gosta mesmo é de um documento de Word em branco. Tem sugestões pra dar? É ela que você está procurando. Entre em contato pelo [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *