A vida nem sempre é como planejamos e nem nós mesmos somos exatamente como gostaríamos de ser. As redes sociais principalmente o facebook pode estar sendo usado como muleta de apoio psicológico em muitas situações. Observe se você se identifica com alguns desses indícios:1) Você está entediado e não tem o que fazer ou o que está fazendo está chato: vai dar uma espiada no face.2) Parece que nada do que você faz dá resultado e você não encontra soluções para seus problemas: vai espiar a vida dos outros no face pra ver se encontra alguma saída.

3) Teve uma decepção amorosa ou terminou o relacionamento: vai desabafar no face pra ver se seu amor se toca do mal que te fez e ainda posta fotos bem bonitas pra ele ou ela ver o que perdeu.

4) Teve uma decepção com amigos ou familiares: desabafa no face e se tiver alguém que reconheça o que você disse bom pra eles se tocarem.

5) Tem uma idéia maravilhosa ou quer compartilhar um pensamento: melhor postar no face pra todos verem o quanto você é inteligente.

6) Em reuniões com familiares e amigos ou até mesmo em festas: fica mais preocupado com a foto e os dizeres que irá postar do que em aproveitar o momento e a companhia.

7) Presta um serviço ou vende um produto: melhor anunciar logo no face.

8) Fez uma boa ação, uma viagem, foi promovido, se formou, teve um filho: melhor postar tudo no face pra todos verem como você é bom , sua vida é maravilhosa e como tudo o que é seu é belo!

9) Em dúvida sobre o rumo do seu atual relacionamento amoroso? : o jeito é postar uma declaração bem romântica e umas fotos dos dois juntinhos.

10) Com a a auto estima baixa? : posta tudo o que faz até os mínimos detalhes pra se convencer de que está fazendo algo útil e tira fotos do melhor ângulo e de preferência com filtro; atualiza o status pelo menos uma vez por dia e não desgruda um minuto do celular.

Se você se identificou com mais de 5 indícios é melhor se observar e tentar procurar outros meios de se expressar: uma boa conversa com amigos, uma análise psicológica, o orgulho de fazer um trabalho bem feito, uma atividade física, contar histórias para seus filhos, ouvir histórias dos mais velhos, ficar junto a natureza, ouvir os passarinhos, fazer o bem de preferência sem divulgação, ler um bom livro, fazer uma comida com igredientes naturais e saudáveis, aprender a tocar um instrumento musical, tentar uma nova profissão, uma nova carreira, estudar novas línguas,  fazer uma oração, agradecer, elogiar, enfim…o facebook é um meio de comunicação mas nenhuma muleta pode ser usada com frequência pois nos tornaremos eternamente dependentes dela e não estaremos usando toda nossa capacidade e potencial!

O facebook é um excelente meio de comunicação onde é possível interagir com pessoas em todas as partes do mundo, se divertir e se informar mas tudo deve ser usado com discernimento sabendo a hora e a medida certa de todas as coisas. Se você perceber que diminuiu a qualidade de seu serviço, de seus estudos e seus relacionamentos, cuidado!

As emoções e sentimentos humanos são muito frágeis e principalmente os jovens e adolescentes são facilmente envolvidos em um mundo de vaidades e ilusões onde são presas fáceis para a entrega absoluta a esse universo virtual que pode causar desentendimentos, frustrações e não agregar nada que tenha real valor.

Qualquer muleta se usada com frequência desnecessária além da dependência causa em nosso inconsciente um sentimento de incapacidade pois vamos pouco a pouco esquecendo como é bom caminhar sozinho!!!

Informações do Autor

Lucilene Antunes

Ainda sem descrição

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *