Fatores críticos de sucesso de blogs e redes sociais corporativas

As redes sociais e os blogs são o hit do momento e as empresas mais antenadas não ficaram para trás e criaram suas próprias redes, as chamadas “Redes Sociais Corporativas”. Elas são plataforma que servem para divulgar a cultura e valores da empresa, as novidades sobre a organização e aproximar o relacionamento entre seus colaboradores. Mas, para garantir a adesão e à sua rede social corporativa alguns fatores críticos de sucesso devem ser considerados. São eles:

Cultura: se a empresa tiver traços culturais interessantes e que possam ser compartilhados, ou uma má reputação que se deseja reverter, os blogs e redes sociais internas são uma boa opção para disseminar boas práticas e reverter uma imagem ruim.

Transparência: esse fator é crucial para gerar credibilidade. Para entrar na blogosfera e em redes de relacionamento a empresa deve estar disposta a expor uma imagem sincera sobre si.

Tempo: manter uma rede social corporativa ou um blog exige uma grande dedicação de tempo e esforço, não apenas para criar os posts, mas também para estabelecer uma rede social no real sentido do termo e participar ativamente dela.

Diálogo: um fator de êxito dessas plataformas é a capacidade e disponibilidade da empresa para se engajar em um diálogo com sua comunidade e abordar, além dos assuntos relacionados ao interesse da empresa, temas do cotidiano de seus colaboradores.

Estilo: um bom estilo de redação, correto, claro e descontraído, aliado à disposição de adotar um tom pessoal e oferecer pontos de vista próprios são a chave para construir conexões pessoais com o usuário e estabelecer uma rede social verdadeira.

Estruturando uma rede social corporativa que contemple os pontos expostos acima, diminuem os riscos de cometer gafes no relacionamento entre os colaboradores e aumentam as chances de sua empresa ser vista como modelo de bom relacionamento interpessoal e de transparência.

*Nancy Assad – especialista em comunicação estratégica e marketing. É jornalista, pós-  graduada em Marketing pela FGV. É autora dos livros: “Media Training – Comunicação Eficaz com a Imprensa e a Sociedade” – Editora Gente 2009 e “As Cinco Fases da Comunicação para Gestão de Mudanças – Como aplicar Conhecimento na Sustentabilidade Corporativa” – Editora Saraiva 2010.

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Nancy Assad

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