Maturidade de gestão: Firma, empresa ou organização?

Quando faço consultoria, a primeira coisa que procuro analisar em uma empresa é em que estágio de maturidade de gestão ela se encontra. Para facilitar este entendimento e análise, irei utilizar uma forma simples de identificar e classificar uma empresa através de três níveis:
3º Nível – Empresa “FIRMA”: é aquela “empresa” que não chamo de empresa e sim de “FIRMA”. Ela sequer conhece os seus clientes e demais partes interessadas, às vezes, tampouco os seus próprios produtos. Geralmente, o dono da “FIRMA” anda de carro do ano, os funcionários não recebem o salário em dia, levam marmita para se alimentarem, isso se puderem usufruir do horário de almoço. Os seus funcionários não recebem ou nunca receberam qualquer tipo de qualificação e são vistos como simples recursos, e pior, muitos não estão registrados em carteira. As máquinas e equipamentos da “FIRMA” não recebem qualquer tipo de manutenção, inclusive a corretiva, que quando realizada é através do famoso recurso técnico (gambiarra como chamamos). O meio ambiente físico é totalmente desorganizado, uma bagunça só e o clima organizacional é uma fofoca constante, um puxando o tapete do outro . E com relação à execução de atividades, não existe metodologia padronizada, somente a já formada na cabeça das pessoas, onde qualquer um faz do seu jeito mesmo, e não mensuram nenhum processo. Em resumo, “FIRMA” é a empresa com o menor grau de maturidade de gestão, que não possui nenhum Sistema de Gestão aplicado.
2º Nível – Empresa EMPRESA: é a empresa que deixou de ser FIRMA e passou a ser uma EMPRESA, ou já iniciou suas atividades com o grau de maturidade de gestão intermediário. A empresa EMPRESA é aquela que está iniciando o seu processo de implantação de Sistema de Gestão. Ela está em processo de qualificação de seus funcionários, os salários estão em dia e os benefícios estão sendo aplicados. As máquinas e equipamentos da empresa EMPRESA estão em perfeito estado de funcionamento e o meio ambiente físico está sendo melhorado a cada dia: layout adequado, ambiente organizado, limpo, climatizado, iluminado, etc. Ela está começando a padronizar e mensurar os seus processos, porém não possui um Sistema de Gestão “aculturado”, mas consegue enxergar todas as suas partes interessadas. Em resumo, a EMPRESA é a empresa que apresenta o grau intermediário de maturidade de gestão e está a caminho de se tornar uma ORGANIZAÇÃO.
1º Nível – Empresa ORGANIZAÇÃO: é a empresa com uma cultura organizacional bastante sólida, onde as melhorias são facilmente “vistas” e a imagem que a empresa passa junto à sociedade é bastante forte, ou seja, é positiva. Os funcionários são altamente qualificados e desfrutam de vários benefícios. Uma ORGANIZAÇÃO possui máquinas e equipamentos adequados, com tecnologia implementada. E o meio ambiente físico é limpo, organizado e adequado aos processos da empresa. Seus resultados são sempre um referencial de comparação para outras empresas. Todas as partes interessadas são atendidas em se tratando de necessidades e/ou desejos. A ORGANIZAÇÃO é a empresa com o maior grau de maturidade de gestão, ou seja, ela possui um estágio de maturidade de gestão avançado. Em resumo, é a empresa “sonho de consumo” de várias pessoas para se trabalhar.
Contudo, o desenvolvimento da maturidade de gestão de uma empresa começa a partir da mudança de pensamentos das pessoas que a compõem. As empresas precisam ter foco ORGANIZACIONAL, precisam se posicionar perante esta situação, pois muitas delas estão pensando, falando e agindo como “crianças” e não aprendem ou mesmo querem crescer.
Agora, responda a seguinte pergunta: Como você classificaria a empresa que trabalha: “FIRMA”, EMPRESA ou ORGANIZAÇÃO? Obs:. Não se iluda com vidro fumê, secretária bonita, jardim florido e cafezinho, pois podem ser FIRMAS disfarçadas de EMPRESAS.

Crédito foto: freedigitalphotos.net/khunaspix

Informações do Autor

Renato Chaves

Ainda sem descrição

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *