Todo gerente é um líder, mas também um administrador. Deve exercer tanto uma função quanto a outra.  A administração está relacionada aos processos empresariais, como, por exemplo, roteiros, prazos, relatórios, dentre outros. Já a liderança, com o carisma, a persuasão, o envolvimento e a compreensão com cada liderado.

Tão logo, administração está relacionada a processos; liderança à pessoas.

Existem três modelos principais de liderança: liberal, democrática e autocrática. Mas, nas empresas, os modelos que têm se mostrado mais eficazes são os liberais e democráticos.

James Hunter, autor do livro “O Monge e o Executivo” (sextante), afirma que o líder é uma pessoa que trabalha para servir, e não para mandar. O modelo autoritário está muito ultrapassado.

Entretanto, não adianta um gerente ser líder e não ser administrador, e vice-versa. As duas qualificações devem caminhar lado a lado em qualquer gestão, independentemente da atividade exercida.

De acordo com estudos acadêmicos administrar é: planejar, organizar, comandar, controlar e coordenar. Liderar é motivar! Por estas razões, processos são administrados, e pessoas lideradas.

Liderar + Administrar = Gerenciar

Com base nestas considerações, seguem abaixo algumas dicas para uma gestão de excelência:

– Motivar a equipe com acompanhamento: conselhos, dicas, atualizações, inovações, notícias relacionadas;

– Elogios coletivos e advertências individuais: os elogios devem ser coletivos para motivar o colaborador que o recebe. Já as advertências somente com a presença do colaborador advertido, e nunca diante dos demais, para que o mesmo não se sinta humilhado;

– Observar todos os seus representantes, sempre identificando qualidades e defeitos, individuamente; tratando cada um de forma personalizada.

Portanto, gerenciar é a arte de liderar, administrar e servir!

 

Crédito foto: freedigitalphotos.net/iStockImages
Informações do Autor

Daniel Lascani

Ainda sem descrição

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *