Habilidades De Um Negociador De Sucesso

Negociar é uma arte. Não importa qual setor você atua como empreendedor, cedo ou tarde você terá que participar de algum tipo de negociação para alavancar seus negócios – e não só participar, mas se portar como um verdadeiro negociador de sucesso.

A verdade é que negociamos a todo o momento. Você negocia com seus filhos qual horário eles terão que voltar para casa. Negocia com sua esposa o local aonde irão passar as férias. Negocia um desconto na compra da sua tão sonhada televisão nova. E não foge de uma negociação na hora de combinar com o fornecedor o dia da entrega dos produtos.
Nós negociamos sempre!

Ter habilidades de um bom negociador pode levar não só sua vida cotidiana, mas principalmente sua vida profissional para um próximo nível. Afinal, pequenas empresas são compradas por grupos bilionários após rodadas de negociações intermináveis.

Algumas pessoas dizem que negociar bem é um dom, como se alguns empreendedores nascessem já sabendo persuadir os clientes. De fato, algumas pessoas dentem a ser mais comunicativas do que outras, o que acaba ajudando em certas negociações. Porém, negociar bem vai muito além do que simplesmente ser uma pessoa comunicativa. Separamos algumas habilidades que costumam estarem presentes na vida de um negociador de sucesso.

Bons Negociadores sabem Ouvir

Para você poder as quebrar as objeções do cliente, é necessário saber ouvi-las. Alguns vendedores acreditam que falar rapidamente e sem pausas pode mostrar mais confiança e segurança. Na verdade, isso pode ser um tiro no pé. Além de poder soar como nervosismo, você acaba não entendendo as necessidades do cliente e tão pouco suas objeções.

Para Negociar bem é Necessário Gostar de Pessoas

Se você é o tipo de pessoa que não gosta de se relacionar e prefere que seus clientes venham até você impulsionados por suas campanhas de marketing, saiba que está deixando muito dinheiro sobre a mesa.
Os relacionamentos mais profundos tendem a gerar negócios mais rentáveis e duradouros. Nós tendemos a comprar mais de pessoas que confiamos. Aprenda a ouvir, respeitar e ajudar as pessoas… esse é o primeiro passo para ser um negociador de sucesso.

Um Negociador de Sucesso foca nas Necessidades

Alguns empreendedores, por se sentirem tão conhecedores de seus produtos e serviços, acabam falando incansavelmente de seus benefícios e características para os clientes. A verdade é um negociador de sucesso precisa dar ênfase para os benefícios gerados em relação às necessidades do cliente.

Por exemplo, se um pai de família vai comprar um carro SUV, cabe ao vendedor saber o que essa pessoa busca no carro. De nada adianta o negociador focar no espaço interno e na economia de combustível se o que o comprador realmente quer é segurança para sua família. Assim sendo, se o vendedor focar no fator “segurança”, não só aumentará as chances de venda, como pode acabar fazendo com que o comprador pague um preço até mais alto, por ver VALOR no produto ofertado.

 

Alexandre AC é professor de Marketing e especialista em Novos Negócios. Em seu blog (Primeiro Negócio), ajuda pessoas que sonham ser empreendedoras.
Imagem: Flickr.com/ValeryKenski

Informações do Autor

Alexandre Avila

Professor de Marketing e especialista em empreendedorismo. Já atendeu mais de 10 grandes empresas e passou por uma das agências de publicidade mais tradicionais do país.

1 Comentário
  1. Vivian Hasselman

    18 de maio de 2016 de 15:40

    Muito Legal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *