Haja Paciência: o líder que se comunica trabalha melhor

Um líder, quando almeja realizar algo, automaticamente vê tudo pronto no campo mental. Quando traz esse desejo para a realidade, ele se depara com algumas dificuldades. Uma delas, pode ser o desconforto de não receber de seus liderados, os resultados desejados. A frustração é grande e a falta de paciência é um dos sintomas mais frequentes. É bem provável que você como líder possa amenizar suas frustrações quando se comunica e acompanha sua equipe. Que tal experimentar?

1-   Pense nas consequências – Antes de falar ou agir de maneira explosiva ou impulsiva diante de um erro da sua equipe,  reflita quais serão as implicações que  suas ações ou palavras  trarão para você e para o grupo. A falta de paciência desmedida  pode desestabilizar  sua equipe.

2- Seja claro na transmissão de uma tarefa e ressalte os pontos mais importantes para você  –  Para o líder como foi colocado no inicio do artigo, o projeto, a tarefa ou o objetivo já está pronto. Porem, para seu liderado não. É preciso considerar a possibilidade de que  a grande maioria de sua equipe, não pensa  tão rápido quanto você.  Respeitar essa diferença é importantíssimo. Tenha paciência e se for necessário, explique tudo “nos mínimos detalhes”.

3-  Prazo  –  É importante a equipe saber, que existe um prazo para entregar suas tarefas. O prazo gera comprometimento. Não corra riscos se sua equipe não está devidamente preparada.  Antes de chegar ao prazo final, dê suporte e orientação durante o processo.  O acompanhamento do líder proporciona pequenos ajustes, diminuindo a possibilidade de falhas que podem comprometer todo o trabalho.

Ter paciência é fundamental.  Paciência para formar uma equipe, paciência para transmitir o objetivo, paciência para ensinar, paciência para recomeçar. “Haja paciência!”.

Importante lembrar, que ser  paciente não é o mesmo que ser passivo. Carlos Drummond de Andrade já dizia: “.Não é fácil ter paciência diante dos que têm excesso de paciência”. Tudo  que é demais perde sua essência. Por isso vale este alerta.  Construir um relacionamento saudável com sua equipe requer tempo, dedicação, aplicação, conhecimento e perseverança. Para todos esses itens a paciência  sempre será uma convidada especial.
Crédito foto: freedigitalphotos.net/Ambro

Informações do Autor

Gisa Viana

Ainda sem descrição

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *