Hércules e suas lições de marketing pessoal e motivação

Quem já não ouviu falar do Hércules? Um grande herói da mitologia grega, filho de Zeus e da Alcmena? A história de Hércules é cercada de heroísmo, devido as 12 tarefas de risco, as quais Hera, esposa do seu pai lhe incumbiu e que foram realizadas com sucesso. Em 2014 um novo filme de Hércules foi lançado, e essa semana me deparei com esse filme na tv e decidi assistir. Fiquei surpresa com as lições de motivação e marketing pessoal que envolvem o filme. Vejamos:

O Marketing Pessoal é uma ferramenta que demonstra seu valor perante o mercado de trabalho, suas ações, competências, características e habilidades profissionais e pessoais. É uma ferramenta para nosso próprio benefício, pois, pode ser a garantia do sucesso profissional.
O filme de Hércules dá se início, com a narração da sua história, feita pelo seu sobrinho que está refém de um navio pirata. Ele conta para os piratas que o seu tio é invencível. Os piratas riem. Hércules aparece, enfrenta todos os piratas, aparentemente sozinho e os vence. O que é mantido em segredo é a estratégia utilizada por Hércules. Por um momento ele se afasta, e se junta a seis amigos, que lutam com ele, mas sem serem vistos. Para todos os fins, Hércules luta sozinho contra um navio pirata e vence.Os próprios amigos de Hércules reconhecem como as histórias criadas ao seu respeito, elevam o seu nome. E como a lenda o torna maior e mais assustador. Quando dizem que é filho de Zeus, os inimigos desistem de lutar. Devido ao sucesso do seu marketing pessoal, Hércules é procurado pela filha do rei Cotys, que pede sua ajuda para treinar os soldados do rei, e juntos lutarem contra o inimigo. Mas aos poucos o verdadeiro Hércules vai aparecendo, já que seu amigo diz que lutam por um preço. A princesa, retruca: Pensei que lutava pela glória.Hércules vai ao encontro do rei, e é recebido com grande entusiasmo. O neto do rei, uma criança, fica feliz em conhecer o herói. O rei logo comenta a estatura de Hércules, pensava que fosse maior. E diz que nas lendas, ela lutava sozinho. Hércules ressalta que sem os seus companheiros, sua reputação não existiria. Hércules assume ser um mercenário, mas o rei não se incomoda, precisa do seu nome para intimidar o inimigo.

Quer vencer a concorrência? Alie-se a empresas e a profissionais que tenham NOME no mercado, ou melhor, seja um grande NOME no mercado e faça a concorrência tremer na base.

A Motivação pode ser definida como a energia que nos leva a participar de um desafio, induzindo-nos a realizar ações. É a energia aplicada em direção a uma meta. Significa “motivo para a ação”, ou seja, o motivo que faz alguém se movimentar rumo a alguma meta. A motivação nasce de uma necessidade.O exército do rei Cotys era despreparado e desmotivado, precisava ser treinado e motivado. Para os soldados do rei, Hércules era um herói, eles criam que ao seu lado, seria possível vencer a batalha.Hércules tinha um nome, mas é claro que apesar de todo o marketing pessoal que o cercava, era um homem forte, preparado e estrategista. O rei não estava apenas comprando um nome, mas alguém que de fato tinha habilidades.O nome era apenas uma maneira de motivar os soldados, e ajudá-los a vencer o medo através das suas crenças. Eles acreditavam na força e no poder de Hércules. Durante os treinamentos e também nas batalhas o sobrinho de Hércules, motivava os soldados contando todas as lutas e vitórias do seu tio. O nome Hércules era uma motivação para todo o exército do rei. Era de fato um elemento motivacional para aqueles soldados, um verdadeiro grito de guerra;

Para vencer a concorrência, precisamos buscar motivações que nos levem a prosseguir, encorajando-nos a lutar, certos de que iremos vencer. A motivação nos impulsiona a agir de forma que venhamos atingir os nossos objetivos.

A Automotivação é o ato de dar a si mesmo algum motivo para alguma coisa. Todas as pessoas que ouviam falar de Hércules acreditavam no seu potencial e na sua força. Mas e Hércules, acreditava no seu potencial? Houve um momento do filme que Hércules estava aprisionado e se viu incapaz de salvar a vida da filha do rei.Hércules é motivado pela situação e também pelos amigos aprisionados que o interrogam: Quem é você? Eu sou Hércules. Você é uma lenda ou a verdade por traz da lenda? Acreditamos em você. Temos fé em você. Lembre-se dos trabalhos que conquistou. Hércules com a ajuda dos amigos tem a oportunidade de fazer uma autorreflexão acerca de quem ele era. Se as pessoas acreditavam nele, ele também precisava acreditar. Hércules consegue se libertar e alcança seu objetivo, salvar a filha do rei.Hércules nos ensina que não precisamos ser grandes para sermos heróis, alcançar objetivos, basta acreditar em nós mesmos e no nosso potencial.O filme de Hércules é cercado de muita luta mitos e lendas, mas também de muitas lições e uma delas é sobre o poder do marketing pessoal para  motivar equipes.

A meta do marketing é conhecer e entender o consumidor tão bem, que o produto ou serviço se molde a ele e se venda sozinho. (Peter Drucker) 

 

Informações do Autor

Mônica Bastos

Mônica Bastos é Administradora, Escritora, Coach, Analista Comportamental, Palestrante. Autora do livro Um Líder Recrutado por Deus e coautora dos livros Damas de Ouro, Coaching & Mentoring - Foco na Excelência e também do E-book 15 Lições de carreira para Administradores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *