Hipismo: conheça o esporte e saiba onde praticar em Jaraguá

Combate ao stress, disciplina, concentração, coragem e convívio com a natureza: estes são apenas alguns dos benefícios do hipismo, esporte com cavalos que é uma das práticas mais recomendadas para o desenvolvimento do ser humano.

Em Jaraguá, o esporte ganhou força a partir de junho de 2001, com a criação da Sociedade Hípica Jaraguá – uma entidade civil sem fins lucrativos que é constituída por um conjunto de sócios. Além de ceder espaço para sessões de Equoterapia, um método terapêutico para desenvolvimento biopsicossocial, a Sociedade foca seu trabalho no Hipismo Clássico.

O Hipismo Clássico é um esporte baseado em um percurso de saltos, com 15 a 20 obstáculos, dentro do menor tempo possível e com o mínimo de faltas. Em Jaraguá, os treinos permitem que os atletas participem das provas do Ranking Catarinense de Hipismo, garantindo um passaporte para provas fora de Santa Catarina aos melhores colocados.

Para chegar a esse nível, no entanto, é preciso muito treino e dedicação. Segundo a diretora da Sociedade Hípica Jaraguá, Pauline Horn, para participar da escola não é preciso ser sócio da hípica, nem ter cavalo próprio; a Sociedade é que oferece professores com as competências técnicas, os animais para a iniciação ao esporte e ainda os equipamentos necessários para a prática. Quer entender melhor como o esporte funciona e como participar das aulas? Confira a seguir a entrevista exclusiva de Pauline Horn à Dom7.

 

D7 – Quais modalidades de hipismo são praticadas aqui?

Pauline Horn – Dentro do hipismo existem diversas modalidades: o foco da hípica é o salto, com foco no hipismo clássico, mas não deixamos de executar também o adestramento, que acaba sendo essencial para as provas de salto.

 

D7 – Como é o trabalho da hípica no dia a dia?

PH – Atualmente o professo Jaci Santos é responsável pela escola da hípica. Temos cerca de 20 alunos e já tivemos grandes conquistas com nas provas de Hipismo. O destaque é para a aluna Marina Mazurechen: há uma semana ela foi convocada, por seus resultados, para representar Santa Catarina no Brasileiro de Jovens Cavaleiros, em Brasília.

 

D7 – Existem cuidados específicos no trato com os cavalos?

PH – As instalações da hípica são adequadas da melhor forma possível a fim de garantir a longevidade da vida do cavalo no esporte. De cuidados destaca-se principalmente tratadores que gostam de animais e que sejam extremamente responsáveis e que se adequam facilmente a rotina do animal. As baias são limpas diariamente duas vezes ao dia e semanalmente é feita a troca da cama de serragem. Eles se alimentam de ração e feno/verde também duas vezes ao dia. Dispomos no local de 3 piquetes para que os animais desfrutem de um verde fresquinho.

Sobre preparação para a prática do esporte, é recomendado fazer o treino diário para se conquistar o melhor desempenho possível, da mesma forma que ocorre em qualquer outro esporte. Acreditamos que quanto mais treino o animal e seu proprietário façam, mais conjunto terão, consequentemente, melhorando a performance.

 

D7 – Como é feita a manutenção da hípica?

PH – A escola da Hípica possui o menor custo-aula do estado para aulas de Hipismo. O valor que é cobrado serve para remunerar o professor, pagar o custo do cavalo (tratador, serragem, ração, feno, veterinário, ferrador, agua, luz) e para que sejam mantidos os itens apropriados para a boa realização de aulas. Isso inclui: varas para obstáculos, areia na pista para conservação do piso, luz para aulas noturnas e materiais para cavalo e cavaleiro, como manta, sela, ligas, cabrestos, capacete, botas, etc.

Atualmente a escolinha possui quatro cavalos, dois para iniciantes e dois para nível intermediário. Indicamos, quando o aluno passa ao nível intermediário, para continuar evoluindo, que invista em um animal próprio.

 

QUER SABER MAIS?

A hípica fica apenas 5 minutos do centro da Cidade, ao lado da Recreativa da Menegotti.

Mensalidade: R$ 230,00 para uma aula por semana, R$280,00 para duas aulas por semana.

Aula experimental: GRATUITA

Horários: Aulas de segunda a sábado

Uniforme obrigatório: Capacete e bota/perneira, oferecidos gratuitamente pela hípica

Blog da Sociedade Hípica Jaraguá

Página da hípica no Facebook: Hípica Jaraguá

Telefone para contato: (47) 9902-9685

 

 

Informações do Autor

Bruna Borgheti

Jornalista formada pelo Bom Jesus/Ielusc, de Joinville-SC, é acadêmica do curso de Letras da UniCesumar. À frente da redação das publicações do Grupo Dom7, faz a edição e curadoria de conteúdo do site e já teve suas aventuras pelo mundo corporativo, mas gosta mesmo é de um documento de Word em branco. Tem sugestões pra dar? É ela que você está procurando. Entre em contato pelo [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *