O que é melhor: Home Office ou o sistema de Coworking?

Coworking é um ambiente de trabalho que reúne profissionais de várias categorias afim de promover o networking e incentivar a troca de experiências, além de permitir que os coworkers possam focar no seu negócio invés de se preocupar com outros problemas não relativos ao seu negócios, mais isso é uma adaptação do home office ou um novo modelo de trabalho?!

 

 Antigamente muitos profissionais tinham como sonho trabalhar em casa, fazer seu próprio horário e principalmente ter “Qualidade de vida”. Com o passar dos anos essa qualidade de vida foi se tornando cada vez mais subjetiva, cada profissional tinha a sua necessidade para realização pessoal como demonstra a pirâmide de Maslow. Devido a essa mudança de paradigmas dos colaboradores muitas adaptações aconteceram, algumas empresas começaram a adotar eventualmente o Home office e perceberam que muitos profissionais se adaptaram a essa prática de trabalho e que sua produtividade realmente continuou se elevando. Até que, em um determinado momento, o profissional não parecia ser mais o mesmo, sofria de depressão, e sua produtividade começou a cair. Esse fenômeno pode ser explicado baseado na teoria de que as pessoas precisam interagir com outras pessoas, e no home office muitas vezes isso não é possível; o isolamento faz com que o indivíduo perca a capacidade de se sentir útil e isso acaba refletindo na sua produtividade. Outro aspecto que influencia na produtividade do profissional é que trabalhando em casa sua atenção fica dividida entre família e trabalho, o que também acaba colaborando para que o profissional tenha perdas consideráveis de produtividade.

       Diante desse novo cenário, em que é apresentando as desvantagens de um Home office, foi criando então o Coworking, que trouxe uma ideia baseada no Home Office, porém agora o profissional tem uma maior interação com pessoas que atuam em áreas diferentes, com situações diferentes – o que acaba agregando um conhecimento maior e consequentemente cria uma sinergia capaz de estimular a motivação e obter ganhos consideráveis de produtividade. Esse novo ambiente é uma adaptação do Home Office que ameniza as suas desvantagens e cria uma nova relação de trabalho.
     No Coworking é possível obter um endereço de uma empresa comercial para correspondências, secretária, estação de trabalho, impressões, telefone fixo e sala de reuniões para atender seus clientes. Foi o encaixe perfeito para os profissionais autônomos, consultores, profissionais de TI, dentre outros. Esse ambiente de trabalho cresce de forma contínua no Brasil, que já totaliza mais de 100 escritórios de Coworking. A cada dia ele é recomendado por muitos profissionais que acreditam que esse ambiente de trabalho, além dos estímulos motivacionais, acaba também aguçando a criatividade e a capacidade de inovar.
Crédito foto: freedigitalphotos.net/Ambro
RELATED ITEMS
Informações do Autor

Jonas Oliveira

Ainda sem descrição

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *