IFSC abre vagas para cursos gratuitos de nível técnico e de graduação

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) está com inscrições abertas até 23 de maio para o processe seletivo de ingresso nos cursos técnicos e de graduação com turmas no segundo semestre de 2016. No total são 3.355 vagas em 18 cidades, sendo 384 vagas para cursos oferecidos em Jaraguá do Sul. Todos os cursos ofertados são gratuitos.

 

A taxa de inscrição para os cursos técnicos é de R$ 30,00 e para os cursos de graduação é de R$ 40,00. Podem solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição os candidatos que são doadores de sangue, ou inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), ou integrantes de famílias de baixa renda. O pedido de isenção da taxa de inscrição deve ocorrer até o dia 10 de maio.

 

As inscrições devem ser feitas no Portal do IFSC, no endereço ingresso.ifsc.edu.br. Nesse mesmo portal também estão disponíveis os editais com todas as informações detalhadas sobre o processo seletivo.

 

Quem não tem computador ou não tem acesso à internet pode fazer a sua inscrição diretamente numa das unidades do IFSC, pois o Instituto disponibiliza computadores para a inscrição de candidatos. Em Jaraguá do Sul, os câmpus do IFSC ficam no Centro (av. Getúlio Vargas, 830) e no bairro Rau (rua dos Imigrantes, 445).

 

Para ingressar nos cursos técnicos do IFSC, é necessário fazer uma prova de conhecimentos gerais, chamada de exame de classificação. Essa prova será realizada no dia 19 de junho, de manhã para os cursos técnicos subsequentes (diversas áreas) e à tarde para o curso integrado em Química. Já o vestibular para os cursos de graduação está marcado para o dia 26 de junho.

 

A lista dos candidatos aprovados em todos os cursos será divulgada no dia 14 de julho, a partir das 18h. Mais informações sobre o processo seletivo podem ser encontradas nos editais, disponíveis no endereço ingresso.ifsc.edu.br. Em caso de dúvidas, o candidato pode entrar em contato com o Departamento de Ingresso do IFSC pelo e-mail [email protected].

 

Entenda os tipos de cursos

 

O IFSC oferece, em Jaraguá do Sul, dois tipos de cursos técnicos: integrado e subsequente. Nos cursos integrados, o aluno faz o Ensino Médio junto com o ensino técnico dentro do IFSC. Nos cursos técnicos subsequentes, o aluno precisa já ter concluído o Ensino Médio para, então, fazer apenas o curso técnico no IFSC.

 

Os cursos de graduação também são divididos em três tipos: bacharelado, licenciatura e superiores de tecnologia. Os cursos de bacharelado são cursos mais abrangentes e possibilitam uma área de atuação maior, como a Engenharia. As licenciaturas são destinadas à formação de professores para atuar na Educação Básica. Já os cursos superiores de tecnologia, também conhecidos como tecnólogos, são graduações de formação especializada em determinado eixo tecnológico.

 

Reserva de vaga

 

O IFSC possui reserva de vaga para candidatos que estudaram em escolas públicas. Do total de vagas em cada curso, 50% são reservadas para candidatos que estudaram em escola pública. Dentro desse percentual, há ainda a reserva de vaga para candidatos de baixa renda e para candidatos que se autodeclarem pretos, pardos ou indígenas.

 

Para se inscrever pelo sistema de cotas para os cursos técnicos é necessário ter cursado todo o Ensino Fundamental em escola pública. Já para se inscrever nos cursos de graduação o candidato deve ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública. Os candidatos que não se enquadram nessas situações devem, no momento da inscrição, selecionar a opção ampla concorrência.

 

Confira abaixo os cursos que estão com inscrições abertas em Jaraguá do Sul:

 

Câmpus Jaraguá do Sul (Av. Getúlio Vargas, 830 – Centro)

Técnico integrado em Química (vespertino) – 35 vagas

Técnico subsequente em Malharia (vespertino) – 35 vagas

Técnico subsequente em Malharia (noturno) – 35 vagas

Técnico subsequente em Produção e Design de Moda (noturno) – 35 vagas

Licenciatura em Física (vespertino) – 40 vagas

 

Câmpus Geraldo Werninghaus (Jaraguá do Sul – Rau: rua dos Imigrantes, 445, Rau)

Técnico subsequente em Eletrotécnica (noturno) – 32 vagas

Técnico subsequente em Eletrotécnica (vespertino) – 32 vagas

Técnico subsequente em Mecânica (noturno) – 32 vagas

Técnico subsequente em Mecânica (vespertino) – 32 vagas

Superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica (noturno) – 36 vagas

Engenharia Elétrica (matutino) – 40 vagas

 

As vagas para as demais cidades estão disponíveis no endereço ingresso.ifsc.edu.br.

Texto: DanielAugustinPereira/IFSC/Divulgação
Imagem: Jaraguá AM



                                                                                                               Publicidade
Informações do Autor

Bruna Borgheti

Jornalista formada pelo Bom Jesus/Ielusc, de Joinville-SC, é acadêmica do curso de Letras da UniCesumar. À frente da redação das publicações do Grupo Dom7, faz a edição e curadoria de conteúdo do site e já teve suas aventuras pelo mundo corporativo, mas gosta mesmo é de um documento de Word em branco. Tem sugestões pra dar? É ela que você está procurando. Entre em contato pelo [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *