A importância do trabalho voluntário

Trabalho Voluntário: pouco praticado, porém muito gratificante!

   A participação em projetos e trabalhos sociais é uma ótima oportunidade para ajudar pessoas, exercer a cidadania e valorizar a sua contribuição para a coletividade, além de estar sendo encarada por muitas empresas como diferencial na hora da contratação.

   O trabalho voluntário sempre existiu. Mas, antes, a ajuda ao próximo era um conceito atrelado à religião, pois apenas os padres, freiras e religiosos dedicavam-se aos trabalhos sociais, sem remuneração. Às demais pessoas cabia apenas fazer caridade, como por meio da doação em dinheiro e de objetos sem uso. Porém, para a sorte de todos nós, o mundo evoluiu. Em vez de ficar de braços cruzados, pessoas das mais diversas profissões e idades estão percebendo que podem mudar, aqui e agora, a realidade à sua volta.

   O voluntariado é uma via de mão dupla! Afinal, quando você se dedica ao próximo, também está recebendo em troca calor humano, convivência com pessoas diferentes, oportunidade de aprender coisas novas e a alegria de se sentir útil e especial na vida do outro.

São inúmeros os benefícios do trabalho voluntário para quem o realiza:

Ampliação da sua visão de sociedade;
Ampliação do senso de cidadania;
Ampliação das relações sociais;
Melhora a saúde mental e física;
É um passatempo;
Proporciona prazer;
Mantém a pessoa ativa;
Desenvolve habilidades;
Permite adquirir novos conhecimentos;
Aumenta as chances de conseguir um trabalho.

   No caminho da solidariedade, todo mundo pode ser voluntário, basta disposição, boa vontade e comprometimento. Mas por onde começar? Por duas perguntas que você dirige a si mesmo: o que eu sei fazer de melhor que me traz satisfação? E como posso utilizar minhas habilidades para ajudar a quem precisa? Enumere o que lhe traz bem-estar e os seus talentos, defina sua disponibilidade de tempo e então busque um trabalho que chame a sua atenção e seja coerente com os seus valores pessoais.

Doe seu tempo: Você também pode fazer a diferença na vida de alguém e aprender muito com uma ação solidária!

Créditos Imagem: http://www.histio.org/image/get-involved/volunteer/fotolia-volunteer-image-for-vol-resource-center.jpg

Informações do Autor

Kelly Haddade

Graduada em Direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Administradora Hospitalar pela São Camilo. Sócia Efetiva da Federação Brasileira de Administradores Hospitalares. Redatora de conteúdo dos portais: Revista Atitude Empreendedora (Grupo Dom7 Comunicação), Administradores.com e Portal Educação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *