Inteligência Emocional, como está a sua?

Você já analisou o quanto é perigoso você não estar em contato com seus sentimentos? Você está seguro com a qualidade e a quantidade de seus relacionamentos profissionais e pessoais? Você tem um bom conhecimento técnico/operacional naquilo que faz, mas está insatisfeito com a sua carreira profissional? A escada que a leva ao topo de sua carreira parece estar sem degraus? Estas são perguntas simples e que dizem respeito à nossa inteligência emocional, mas às quais dificilmente damos a devida atenção.

Temos alguma resistência em analisar os nossos comportamentos e onde deixamos de chegar devido a eles, mas nos sentimos ansiosos, estressados e desanimados quando não alcançamos os objetivos desejados.

A minha experiência profissional tem mostrado que a maioria das causas das frustrações profissionais é resultado direto da inteligência emocional mal trabalhada.

Uma carreira com ascensão muito lenta, uma promoção merecida e não obtida, problemas nos relacionamentos pessoais e profissionais são indícios de que algo deve ser feito, e urgente, no campo da Inteligência Emocional, mas, afinal, o que é Inteligência Emocional?

Se fizermos uma busca encontraremos varias definições para Inteligência Emocional, mas de um modo geral todas dizem que: A Inteligência Emocional, entre outras coisas, possibilita conhecer e administrar nossas próprias emoções e a dos outros para melhorar o nosso desempenho profissional e facilitar nossos relacionamentos interpessoais.

A boa noticia é que a Inteligência Emocional pode ser desenvolvida e melhorada ao longo da vida. Um dos meios para aprimorar a Inteligência Emocional é participar de alguns poucos treinamentos que possam capacitar você a desenvolvê-la posteriormente, sem ajuda de outras pessoas. O importante é que a melhora da Inteligência Emocional ajudará na sua carreira profissional e dará a capacidade de influenciar pessoas, que é o primeiro passo para exercer a liderança de uma equipe.

No dia-a-dia o domínio das emoções poderá auxiliar em aspectos fundamentais de sua vida:

 

  • Sobrevivência: As emoções alertarão você quando suas necessidades humanas naturais não forem encontradas. Por exemplo: Quando você se sente só, a sua necessidade é encontrar outras pessoas. Quando sente medo, você tem necessidade de segurança. Se você se sentir rejeitado, certamente a sua necessidade será de aceitação.

Todas estas emoções você as têm nos domínios de sua Inteligência Emocional

  • Tomar decisões: Suas emoções são uma fonte valiosa de informações e auxiliam você a tomar as suas decisões. A tomada de decisões utiliza as Inteligências lógica, emocional e espiritual para serem concretizadas.
  • Ajuste de conduta: Quando alguém a incomoda, suas emoções a alertam. Se você aprender a identificar suas emoções e sensações, certamente você poderá ajustar melhor os seus limites, com a consequente melhoria de sua saúde  física e mental.
  • Comunicação: Não existe uma boa comunicação se não for acompanhada do reflexo de suas emoções. Sem emoção a comunicação apresentará uma sensação de falsidade e impessoalidade.
  • Relacionamentos: Suas emoções são uma das maiores fontes potenciais que auxiliará no estabelecimento de relacionamentos.

 

A dúvida que deve estar na sua cabeça neste momento é: Eu tenho uma boa Inteligência Emocional?

Existem alguns testes que você mesmo poderá fazer, um deles é colocando SIM ou NÃO adiante de cada afirmação:

 

  1. Eu mantenho o controle quando sou desafiado.
  2. Quando estou alegre, consigo identificar facilmente o motivo.
  3. Quando estou triste, consigo identificar facilmente o motivo.
  4. Eu não costumo usar o sarcasmo
  5. Eu costumo chegar com pontualidade em minhas reuniões
  6. Eu não costumo fazer papel de vítima
  7. Eu não respondo de forma agressiva quando me fazem perguntas sem nexo.
  8. Eu costumo estar atento a linguagem não falada das pessoas (gestos, olhares, etc.)
  9. Sou uma pessoa que tem autoconfiança
  10. Eu tenho facilidade em me automotivar para diversas tarefas
  11. Sou otimista
  12. Eu não me sinto desconfortável em uma reunião onde não conheço ninguém
  13. Tenho facilidade em estabelecer um relacionamento empático com outras pessoas

 

Caso você tenha respondido a mais de uma resposta NÃO, existem indícios que você precisa estar atento a sua Inteligência Emocional.

Estas poucas perguntas apresentadas acima, não representam um teste completo e nem definitivo, mas mostram algumas tendências em seu comportamento e minha sugestão é que você reflita sobre isto.

 

[email protected]

www.dellcorso.com.br
Crédito foto: freedigitalphotos.net/artur84

Informações do Autor

Cleyson Dellcorso

Ainda sem descrição

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *